Boato – O governo Lula pagou passagens aéreas para a 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, LGBT, em 2023.
Análise
Nos últimos dias, começou a viralizar em redes sociais um vídeo de um homem conversando com pessoas da comunidade LGBTQIAP+ sobre um evento chamado 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
Ele não parecia muito interessado nos temas tratados no evento. Na realidade, ele estava perguntando se as passagens aéreas e hospedagem haviam sido pagas pelo governo federal (sendo que as respostas eram positivas). O vídeo viralizou junto com mensagens que apontavam que a filmagem era recente e teria relação com o governo Lula. Leia algumas das mensagens que circulam online:
Versão 1: congresso LGBT com todas as passagens e avião e hospedagem pagos pelo governo federal e você trabalhador, qual o seu direito mesmo? pagar impostos? Versão 2: É o fim da picada. O povo passando fome e esse governo patrocinando passagem aérea e hospedagem para o Congresso LGBT. Dá para acreditar nisso?
Versão 3: Que maravilha, esse governo maldito corta dinheiro da saúde, da segurança, do auxílio Brasil que agora tem outro nome, para comprar passagem aérea e hotel com dinheiro seu e meu para esse povo do LGBT ir fazer conferência, mas são mesmo muito FDP, desculpe mas é revoltante😡😡😡😡
Checagem
Na parte da checagem do conteúdo, nós vamos responder às seguintes questões: 1) De fato, as passagens aéreas e hospedagem para o Congresso LGBT foram pagas pelo governo federal? 2) O vídeo sobre o pagamento de passagens aéreas e hospedagem para o Congresso LGBT é atual? 3) O pagamento para participantes da 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais é justo?
De fato, as passagens aéreas e hospedagem para o Congresso LGBT foram pagas pelo governo federal?
Sim. Na realidade, o que homem fez foi perguntar para participantes convidados para a Conferência em questão (que ocorreu em Brasília e não se tratava de uma “viagem de turismo”) se havia o custeio de passagens aéreas e hospedagem e a resposta foi positiva.
O vídeo sobre o pagamento de passagens aéreas e hospedagem para o Congresso LGBT é atual?
Aí temos um detalhe que começa a mostrar a distorção na história. Na realidade, o vídeo é relativo a um evento relativo ao ano de 2016. Isso derruba toda a retórica de que o “governo Lula” estaria cortando de outras áreas para pagar passagens aéreas para o congresso LGBT.
O pagamento para participantes da 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais é justo?
Para responder a esta questão, temos que explicar um pouco do contexto do evento. A Conferência é um evento representativo que ocorreu em 2016 e visava discutir políticas públicas para a população LGBT (tanto que o reforço da luta contra a violência foi um dos tópicos).
O evento tinha a necessidade de ser representativo (ou seja: ter representantes da comunidade LGBT de todo o Brasil). Para tanto, foram escolhidos alguns delegados representantes de estados. Não sabemos exatamente de quanto foi o custeio, mas podemos dizer que este tipo de pagamento não é nada extraordinário.
Conclusão
Enganoso 😈
É real que pessoas que participaram da 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais tiveram passagens custeadas. Porém, o fato de o vídeo ser antigo e o tom adotado ser enviesado, classificamos o conteúdo como enganoso.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)