Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que 27 caminhões 0 km foram desviados para o filho de Lula em Porto Velho

É falso que 27 caminhões 0 km foram desviados para o filho de Lula em Porto Velho

Governo desviou 27 caminhões para o filho de Lula em Porto Velho, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Vídeo prova que o governo federal, por meio da PRF, desviou 27 caminhões para o filho de Lula em Porto Velho (RO). 

  Análise

Já há alguns dias, estão circulando na internet algumas mensagens que são acompanhadas por um vídeo que mostra caminhões enviados pela Codevasf e pelo governo federal para cidades. No vídeo, o “narrador” mostra que os caminhões teriam sido parados pela Polícia Rodoviária Federal e, ainda, que iriam para o “filho de Lula”.

No TikTok, o vídeo está circulando com a seguinte legenda: “olha oque o Lula desviou pro seu filho.foram 27 caminhões zero”. No início, há a introdução com voz automatizada: “Olha o que Lula desviou pro seu filho”. Leia a transcrição do arquivo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Boa tarde, boa tarde aí pessoal. Ó, tô levando esse caminhão aqui. Para Porto Velho, né? Lá com a divisa. Lá não sei de que lá, entendeu? Aí o que que acontece aí fui parado pelo policial rodoviário, está vendo? Fui parado pelo policial rodoviário, né? Aí não tinha nem se ligado aí Oo policial rodoviário já tinha os cadastros dos caminhão, que é que já IA passar para lá, IA passar por ele ali, aí, carimbou a nota. Ó. Olha daí. O equipamento doado pelo governo, certo? Mais velho? Galera do Lula aí.

São 27 desse, o filho do Lula, 27 carrinho desse aqui, ó aqui meu colega também está com uma indo para Porto Velho também comigo. Equipamentos e a é, né? Do lado pelo governo. Curte? Caraca aí eu vindo. Eu nem sabia disso aí aí Oo policial rodoviário que me falou tem +13 para passar aqui. E aí, tudo tudo para o filho do Lula lá já levei um dia desse da porra do Ceará, negócio de água do Rio. E agora aí ó, o dinheiro do povo, aí ó, aí o cara brinca, meu irmão de comprar caminhão, não vou falar o valor dele, mas aí zerada, entendeu? 

Checagem

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que os caminhões mostrados no vídeo foram enviados para o “filho de Lula”? 2) Qual é o contexto em torno das informações contidas no caminhão? 3) Há alguma prova de que o filho de Lula é dono de riquezas desviadas do governo?

É verdade que os caminhões mostrados no vídeo foram enviados para o “filho de Lula”?

Não há qualquer comprovação ou lógica nisso. O sujeito que está no vídeo sequer explica como ele “descobriu” que os caminhões em questão iriam para o “filho do Lula” em Porto Velho e tampouco o contexto de os veículos serem parados pela PRF. Além disso, não consta qualquer informação de “caminhões da Codevasf” que foram para o filho de Lula.

Qual é o contexto em torno das informações contidas no caminhão?

Ao procurar no site da Codevasf, descobrimos que é possível que prefeituras municipais, pessoas jurídicas ou associações recebam doações da Codevasf. Para tanto, há um espaço no site da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paranaíba para candidatura. Há, ainda, a lista de todas doações feitas. 

É difícil precisar o contexto do vídeo em especial, mas tivemos duas informações relevantes: 1) É comum que caminhões sejam doados para prefeituras e associações. 2) Não consta nenhuma doação para Porto Velho ou para Rondônia (o que derruba mais um ponto da narrativa da pessoa do vídeo).

Há alguma prova de que o filho de Lula é dono de riquezas desviadas do governo?

Não há. Tudo que vimos na internet até o momento é, basicamente, fruto de fake news compartilhada com o passar dos anos na internet. Nenhuma delas (nem as fakes) até hoje falaram sobre alguma “posse” do filho do presidente em Rondônia ou em Porto Velho. Ou seja: não só a história surgiu do nada como também sequer se baseou em outra fake news.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

É falso que os caminhões em questão tenham ido para o filho de Lula em Porto Velho. A pessoa que está no vídeo não apresenta qualquer prova e as doações da Codevasf não apontam para nada para o “Lulinha” ou seja lá quem for.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm