Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Flávio Dino, governador do Maranhão, ordenou troca da bandeira do Brasil pela comunista #boato

Flávio Dino, governador do Maranhão, ordenou troca da bandeira do Brasil pela comunista #boato

Boato – O governador do Maranhão aboliu a bandeira do Brasil e trocou pela bandeira comunista no estado. Flávio Dino aparece em foto com a bandeira vermelha estendida ao fundo.

Com a polarização política que vive o Brasil atualmente, várias notícias surgem na internet a cada dia e viralizam de modo a evidenciar ideologias extremas, especialmente em torno de figuras políticas e famosos.

Nos últimos dias, começou a circular nas redes sociais uma imagem do governador do Maranhão, Flávio Dino, com uma mensagem que chamou a atenção dos internautas.

As publicações que compartilham a foto de Flávio Dino informam que o então governador do Maranhão teria abolido a bandeira do Brasil e ordenado a troca pela bandeira comunista no estado. Na imagem, Dino aparece com a bandeira vermelha estendida ao fundo. Veja os textos originais das mensagens que estão rodando a internet:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: GOVERNADOR FLÁVIO DINO CADÊ A BANDEIRA DO BRASIL???? POR QUÊ TEM A BANDEIRA DÁ CHINA SENDO USADA???? POR QUÊ NÃO É UTILIZADA A BANDEIRA BRASILEIRA E SIM A DA CHINA???? O MARANHÃO ESTÁ EM QUE PAÍS???? Versão 2: Vai pra cadeia este renegado??? No Maranhão, o comunista Flávio Dino aboliu a Bandeira do Brasil das fotos oficiais. Anotem que na hora “h” a choradeira não se poderá justificar! Quando esta farra comunista neste país vai acabar?

Flávio Dino, governador do Maranhão, ordenou troca da bandeira do Brasil pela comunista?

É claro que uma notícia com uma medida tão importante como essa, envolvendo a abolição da bandeira do Brasil e troca pela comunista em um dos estados brasileiros, chocaria a população e ganharia vários compartilhamentos nas redes sociais.

Mas será que essa história é mesmo verdade? A resposta é NÃO! E nós podemos te provar que essa notícia não passa de um boato a partir de vários fatos.

O primeiro deles é que as mensagens das publicações que viralizaram no Facebook carregam as mesmas características de fake news: são vagas (não explicam em que situação aconteceu), alarmistas (ensejam a polarização política), possuem vários erros de português e, ainda, não citam fontes confiáveis que possam dar credibilidade ao que está sendo noticiado.

Em segundo lugar, ao buscarmos pela tal substituição de bandeiras no estado maranhense, nada encontramos. Há de se convir que uma medida polêmica como essa teria repercussão em todos os veículos da mídia, concorda?

Além disso, aos buscarmos pela imagem que está sendo compartilhada, descobrimos que se trata de uma foto usada fora do contexto. Primeiro, porque a bandeira que está vermelha atrás de Flávio Dino na imagem não é a bandeira comunista, mas sim a bandeira da China.

Na realidade, a tal imagem foi tirada do print desse vídeo aqui, gravado na ocasião em que o governador do Maranhão recebeu a visita de uma comitiva da China na sala de reuniões do Palácio dos Leões, onde tratava de um empréstimo para o governo com o “Banco do BRICS”, com sede na China. Leia a matéria completa nesse link.

Por último, é possível ver que, em outras visitas, as bandeiras de outros países também foram colocadas na sala de reuniões da sede do governo maranhense, como você pode ver aqui e nessa outra matéria aqui.

Resumindo: a notícia de que o governador do Maranhão, Flávio Dino, aboliu a bandeira nacional e ordenou a troca pela bandeira comunista no estado não passa de uma farsa. Como você pode perceber, a imagem que circula pelas redes sociais em nada tem a ver com troca de bandeira e tampouco existiu uma bandeira comunista nessa história. A tal bandeira vermelha se trata, na verdade, da bandeira da China e foi estendida exclusivamente para uma reunião de negócios do governo do Maranhão.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.