Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto do O Globo de protesto na Cinelândia (Rio) tem prédio que caiu em 2012 #boato

Foto do O Globo de protesto na Cinelândia (Rio) tem prédio que caiu em 2012 #boato

Boato – Jornal O Globo publicou uma foto das manifestações #Elenão (contra Bolsonaro) que mostra prédio que desabou em 2012 próximo ao Theatro Municipal, na Cinelândia, centro da cidade do Rio de Janeiro. 

No dia 29 de setembro de 2018, diversas pessoas se reuniram em algumas cidades do país para apoiar as manifestações #Elenão, promovida por grupos de mulheres contrárias ao candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL). O protesto teve como objetivo demonstrar uma resistência aos discursos e ideias dele.

E é claro que as manifestações chamaram a atenção da mídia, que também compareceu ao protesto para registrar os momentos. Mas, segundo algumas publicações nas redes sociais, um certo veículo de comunicação publicou uma foto editada (ou de outro contexto) sobre o protesto. De acordo com essas publicações, o jornal O Globo teria publicado uma foto das manifestações #Elenão na Cinelândia, região central do Rio de Janeiro, que mostra um prédio que desabou em 2012. Confira:

A Globo diz que combate o fakenews, mas divulga imagem fake sobre protesto “# ele não” em seus jornais. Um prédio que desabou em 2012 aparece em uma foto que eles dizem ser do protesto deste último sábado, dia 29/09/2018. O desespero está grande.

Foto do O Globo que mostra protesto #Elenão na Cinelândia tem prédio que caiu em 2012?

Bem, é claro que as publicações deram o que falar, ainda mais por se tratar de uma imagem que estampou a capa do jornal. Mas será mesmo que o jornal O Globo teve a audácia de colocar uma foto antiga para retratar o #Elenão e pensou que ninguém iria perceber? A resposta é não! E se você quiser mais detalhes, então continua lendo.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vamos só contextualizar a história. Em janeiro de 2012, três prédios próximos ao Theatro Municipal desabaram e 17 pessoas morreram. A história ganhou grande atenção da mídia e voltou aos holofotes agora. Mas só tem um detalhe: o prédio branco retratado na foto do protesto em 2018 não está entre os que caíram.

O próprio jornal O Globo (por meio de sua editoria de combate às fake news) tratou de tirar essa história a limpo. O jornal chamou a atenção para as fotos dos prédios que desabaram naquela oportunidade. “O texto da mensagem falsa diz que a cena retratada remete a algum evento antes de janeiro de 2012 , quando houve o desabamento de três prédios do Centro do Rio, perto do Teatro Municipal. Não é verdade. O edifício que aparece marcado na mensagem ainda existe. São três prédios que não aparecem na imagem registrada nesta sábado (29) que desabaram”, diz a matéria.

Nós da equipe do Boatos.org não paramos na explicação do O Globo e fomos procurar por mais imagens da região. Nessa foto (do Google Earth de agosto de 2018) é possível observar a frente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Nela, podemos observar que o prédio continua lá! Ou seja, ele existe.

E se você ainda precisa de mais provas, nessa imagem e nessa outra aqui você pode observar a frente e a lateral do suposto prédio que teria desabado. Buscamos mais detalhes sobre o “prédio misterioso” e descobrimos que ele abriga o Diário Oficial eletrônico no Rio de Janeiro. Aos cariocas que queiram checar a informação, o endereço do prédio é Av. Almirante Barroso n.º 22.

Além disso, também encontramos um vídeo que mostra o prédio durante o resgate do desabamento dos outros três prédios na Cinelândia em 2012. Na época, o prédio ainda não era pintado e, claro, havia sofrido alguns danos. Assista ao vídeo e tire as suas conclusões:

Em resumo: a história que diz que o jornal O Globo publicou uma foto antiga para ilustrar as manifestações do dia 29/09 é falsa. As acusações não procedem. O prédio que aparece atrás do Theatro Municipal ainda existe e funciona (abrigando o Diário Oficial Eletrônico do Rio de Janeiro). Ou seja, #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.