Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo não mostra que Globo “derrubou” governo Lula e exaltou Bolsonaro

Vídeo não mostra que Globo “derrubou” governo Lula e exaltou Bolsonaro

Globo derrubou governo Lula e exaltou Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Acabou! A Globo acabou de derrubar o governo Lula e exaltou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

  Introdução

Não é de hoje que vídeos na internet se aproveitam de títulos exagerados/enganosos para viralizar. E aí está a grande questão: mesmo que o vídeo não aponte para o que está no título, o clique já foi dado e quem enganou já se deu bem. É o caso da história de hoje.

Mensagens em redes sociais sugerem que a “Globo derrubou o governo Lula”. A mensagem que está circulando na web tem o seguinte teor: “Inacreditável ! Adeus! Globo derruba governo Lula e exalta Bolsonaro ! O grande dia chegou 😱😱 Não perca o vídeo,compartilha!”. O vídeo mostra reportagens do Jornal Nacional e são comentadas por um sujeito disfarçado.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

  Análise

Vimos a história se espalhando por meio de vídeos em redes sociais como o Facebook e YouTube. Curiosamente, vimos duas pessoas diferentes gravando um conteúdo quase igual. A mensagem tem características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões. 1) A Globo derrubou o governo Lula? 2) O que diz o vídeo que está circulando na internet? 3) Ele significa que Lula vai sair do poder?

Checagem

A Globo derrubou o governo Lula?

Não. Primeiro porque podemos ver que o governo (mesmo depois do tal vídeo circular na internet) continua firme e forte. Segundo porque um canal de TV não tem o poder de derrubar um presidente (pelo menos não diretamente). Terceiro porque o conteúdo do vídeo não fala nada em “derrubar”.

O que diz o vídeo que está circulando na internet?

O vídeo é uma junção de diversos conteúdos. A narração é claramente de viés bolsonarista, há um suposto áudio de uma “ex-petista” e duas matérias do Jornal Nacional. Uma delas é sobre o bloqueio de orçamento em 2023 (algo que também ocorreu em outros governos como no de Bolsonaro). A segunda é sobre um rombo de contas no setor público em 2023.

Ele significa que Lula vai sair do poder?

Não. O que há é uma série de críticas a Lula em um vídeo com título enganoso. Nada mais. Não é por conta do vídeo em questão ou mesmo de matérias da Globo que um presidente vai sair do poder. Há mecanismos para isso, mas nenhum parece estar próximo de ocorrer.

Conclusão

Enganoso 😈

É falso que a Globo “derrubou” Lula. Há, de fato, trechos de matérias negativas sobre o governo no vídeo em questão. Porém, a distância disso para a Globo derrubar Lula é tão grande quanto a distância entre o conteúdo e a verdade absoluta.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm