Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Globo chamou pai de santo que previu que Bolsonaro será o próximo presidente do Brasil #boato

Globo chamou pai de santo que previu que Bolsonaro será o próximo presidente do Brasil #boato

Globo chamou pai de santo que previu que Bolsonaro será o próximo presidente do Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Globo convidou pai de santo para fazer uma previsão sobre as eleições de 2022, mas resultado não foi o esperado. 

As eleições presidenciais brasileiras ocorrem este ano, no dia 2 de outubro. Apesar dos prováveis candidatos ainda não terem registrado suas candidaturas, a expectativa de muitos brasileiros anda grande.

Não só pela possível participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve sua candidatura impugnada pelo TSE, em 2018, com base na Ficha Limpa, mas também pelo embate entre Lula e o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

No clima das eleições, uma história tem causado alvoroço nas redes sociais. De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada na internet, a Rede Globo teria convidado um pai de santo para fazer uma previsão sobre as eleições de 2022 durante um programa ao vivo. Ainda segundo o vídeo que acompanha história, o homem teria previsto que Jair Bolsonaro continuará sendo o presidente do Brasil, deixando o apresentador constrangido. Confira a mensagem e o vídeo:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “A GLOBO CHAMOU EM UM DOS SEUS PROGRAMAS AO VIVO,  UM PAI DE SANTO PARA PREVÊ O PRÓXIMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, SÓ QUE  ESQUECERAM DE COMBINAR COM O PAI DE SANTO ANTES!”. Versão 2: “A Globo chama o Pai de Santo, para prever o próximo presidente da República, mas esqueceram de combinar o Resultado da “Consulta” com os Orixás”. Versão 3: “A Globo esqueceu de combinar, com o pai de santo. kkkkkkkkkkk”.

Globo chamou pai de santo que previu que Bolsonaro será o próximo presidente do Brasil?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da ausência de notícias sobre o assunto e do próprio vídeo que está sendo compartilhado junto com a história.

Ao pesquisar pela história na internet, não encontramos nada sobre o assunto. Além disso, a mensagem apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Com base nos vídeos publicados junto com a história, é possível perceber que existe uma hashtag na parte superior das imagens. A hashtag se chama “Hora D”, que foi cortada em algumas versões da história. Bastou uma rápida busca para chegarmos à verdade.

Buscando pela hashtag, descobrimos que se trata de um programa de notícias regional com caráter mais descontraído. O programa é apresentado por Odair Júnior e Valeska Furtado. Além disso, o programa é exibido pela TV Difusora, uma emissora de televisão maranhense e afiliada ao SBT.

Em resumo: a história que diz que a Globo chamou um pai de santo para participar de um programa ao vivo e ele previu que Bolsonaro continuará sendo o presidente do país é falsa! O homem, de fato, participou de um programa, o Hora D, exibido pela TV Difusora, no Maranhão. Entretanto, a emissora não tem nada a ver com a Globo, uma vez que é afiliada do SBT. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso