Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Gleisi Hoffmann é flagrada em foto com Adélio Bispo de Oliveira #boato

Gleisi Hoffmann é flagrada em foto com Adélio Bispo de Oliveira #boato

Boato – A senadora e candidata a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT/PR), que é presidente do PT, foi flagrada tirando uma selfie com Adélio Bispo de Oliveira, acusado de esfaquear Jair Bolsonaro.

O atentado contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) ainda está dando o que falar na internet. Depois de um primeiro momento de comoção, chegamos à fase de “caça às bruxas”. E aí é que a boataria anda solta. Em meio a diversas acusações contra anônimos (com direito a prints de perfis em redes sociais), dedos começam a ser apontados para figuras políticas.

A “bola da vez” é a senadora Gleisi Hoffmann, que disputa uma vaga ao cargo de deputada federal pelo Paraná e é presidente do PT. De acordo com mensagens virais no WhatsApp, Twitter e Facebook, ela foi flagrada com ninguém menos que Adélio Bispo de Oliveira, homem acusado de esfaquear Bolsonaro em Juiz de Fora (MG). A imagem vem acompanhada de diversas “teses” e comentários. Leia alguns deles:

Versão 1: A Imprensa dizendo que o cara e doido que foi uma ação isolada pessoal , bom fica a postagem desse terrorista com a presidente do pt. Versão 2: Essa vai pra quem nos chama de alienados… Gleisi Hoffman e Adélio Bispo de Oliveira, o esfaqueador de Bolsonaro… entenderam ou precisa desenhar? Versão 3: E agora Gleisi ? ADélio Bispo , o criminoso, teu amigo íntimo ? Versão 4: Olhem o criminoso ao lado da presidente do PT. A imprensa brasileira está falando que ele é doido. Escondem a verdade que ele é do PT.

Gleisi Hoffmann tirou foto com Adélio Bispo, homem que esfaqueou Bolsonaro?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Bastou algum “jênio” descobrir a foto, falar que é de Adélio Bispo de Oliveira e Gleisi Hoffmann e todo mundo saiu por aí compartilhando “cheio de provas”. Mas será que a pessoa que está com a presidente do PT é o homem que esfaqueou Bolsonaro? Não, não é. Vamos aos fatos.

Como é possível perceber, as mensagens que acompanham a imagem seguem aquele velho roteiro da boataria. São vagas (sequer falam de quando é a foto, onde foi tirada etc), alarmistas, com erros de ortografia e não citam fontes confiáveis. Apenas “jogam a bomba no ar”.

O segundo ponto que mostra que a imagem é falsa é mais lógico. O sujeito que está com Gleisi na imagem sequer se parece com Adélio Bispo de Oliveira. Compare as imagens abaixo e veja que há diferenças na testa (o osso da testa do “amigo da Gleisi é mais saltado”), na orelha e até em relação a marcas e formato do rosto.

Se você ainda não está convencido, temos um ponto final. Não há como ser Adélio Bispo de Oliveira na imagem porque a imagem é da noite de 6 de setembro de 2018. Enquanto o homem acusado de esfaquear Bolsonaro estava preso, Gleisi fazia campanha na Praça Rui Barbosa, em Curitiba. No meio do corpo a corpo, um homem apareceu e fez uma selfie. No perfil da senadora há uma “foto da foto”. Confere aí:

Resumindo: a história que aponta que o homem que esfaqueou Bolsonaro tirou uma foto com Gleisi Hoffmann é falsa. Além de a pessoa da foto não se parecer com Adélio Bispo de Oliveira, a imagem foi feita depois de ele ser preso.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.