Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Gleisi Hoffmann “cai no chão” durante manifestação na porta de sua casa em 7 de setembro #boato

Gleisi Hoffmann “cai no chão” durante manifestação na porta de sua casa em 7 de setembro #boato

Gleisi Hoffmann “cai no chão” durante manifestação na porta de sua casa em 7 de setembro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que a deputada federal Gleisi Hoffmann surta, escorrega e “cai no chão” enquanto manifestação passa na porta de sua casa.

As manifestações de 7 de setembro já passaram e até os problemas causados por ela parecem, pelo menos por enquanto, superados. O que não parece estar superado são as fake news sobre os atos. A mais nova envolve o nome da deputada federal Gleisi Hoffmann.

Um vídeo de uma carreata com buzinaço em uma via urbana chuvosa (que não iremos exibir aqui) está viralizando na internet. No vídeo, uma mulher, aparentemente à porta de uma casa luxuosa, xinga os manifestantes e tenta concorrer, aos gritos, com o som das buzinas.

Em um certo momento, a mulher perde o equilíbrio e cai de nádegas na calçada. Junto ao vídeo, estão circulando mensagens que apontam que a pessoa do vídeo seria Gleisi Hoffmann. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: Passar na porta da Gleisi Hoffman buzinando no dia 7 de setembro é muito legal. Ver a petista cair de bunda no chão não tem preço. Versão 2: Compartilhando : “Gleisi Hoffmann, na porta de casa, entrou em parafuso e caiu de bunda no chão. Kkkkkk.” Com tanta gente do PT neste local…”agora Bolsonaro cai..” Versão 3: Essa mulher tá completamente louca! Gleise Hoffmann Presidente do PT passando vergonha em carreata de BOLSONARO e cai com a Bunda no chão. Versão 4: Gleisi surtou quando a manifestação passou na sua porta.

Gleisi Hoffmann “caiu no chão” durante manifestação na porta de sua casa em 7 de setembro?

O vídeo não demorou muito para se espalhar entre perfis e grupos bolsonaristas em redes sociais. Porém, a mulher que está no vídeo não é a deputada federal Gleisi Hoffmann. O próprio vídeo e um “álibi” já denunciam a farsa.

A mensagem (que tem características de boatos como ser vaga, alarmista, ter erros de português e não citar nenhuma fonte confiável que comprove que é Gleisi nas imagens) e o histórico recente de vídeos falsamente atribuídos a manifestações (você pode ver alguns aqui) já nos deixam desconfiados.

Ao analisar a imagem, vimos que há algumas coisas que não se encaixam. A primeira e mais óbvia está na mulher do vídeo: ela não se parece com Gleisi Hoffmann. É possível ver diferenças no rosto e, principalmente, no cabelo.

Outro ponto não se encaixa. As placas dos veículos que aparecem no vídeo são, via de regra, de cidades da região Sul de Santa Catarina (vimos placas, por exemplo, de cidades como Imbituba, Balneário Rincão e Capivari de Baixo). Gleisi é de Curitiba e, como deputada federal, mora em Brasília. Ou seja: o vídeo sequer foi gravado na “porta da casa de Gleisi”.

Vale apontar que, ao conversarmos com a assessoria da deputada, recebemos uma nota que, além de negar que seja Gleisi Hoffmann no vídeo, aponta que ela esteve em São Paulo em 7 de setembro. Leia:

Vídeo publicado por bolsonarista nas redes sociais atribuído à deputada Gleisi Hoffmann é fake news. No dia 7 de setembro, a deputada embarcou em Curitiba pela manhã e participou do Grito dos Excluídos realizado no Vale do Anhangabau, em São Paulo.

Resumindo: ao contrário do que apontam mensagens que circulam na internet, a pessoa que está no vídeo que mostra um buzinaço a favor de Bolsonaro não é Gleisi Hoffmann. Além de a mulher sequer se parecer com a deputada federal, vídeo é de Santa Catarina e Gleisi estava em São Paulo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: