Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que a primeira-ministra Giorgia Meloni tenha criticado Lula após fala dele sobre Israel

É falso que a primeira-ministra Giorgia Meloni tenha criticado Lula após fala dele sobre Israel

Giorgia Meloni criticou Lula e disse que não iria comentar imbecilidades sobre Holocausto, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A primeira-ministra da Itália Giorgia Meloni criticou Lula ao dizer que não iria comentar “imbecilidades ditas por inconsequentes que nitidamente desconhecem 10% do que foi o Holocausto”

Análise

Depois que Lula deu uma declaração sobre a questão da guerra na Palestina e o governo de Israel (de Benjamin Netanyahu) reagiu, o que não faltaram foram declarações “bombásticas” para viralizar na internet.

Uma delas aponta para uma suposta fala da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni (que é de um partido de extrema-direita). Ela teria tecido críticas a Lula ao falar que “não iria comentar imbecilidades” de pessoas que “não sabem 10% do Holocausto”. Leia duas versões da história que circulou online:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: Após fala de Lula, a primeira-ministra da Itália declarou que “não irá comentar imbecilidades ditas por inconsequentes que nitidamente que não conhecem nem dez por cento do que foi o Holocausto” A conservadora Giorgia Meloni é a primeira liderança mundial, fora de Israel, a se manifestar contra fala antissemita de Lula.

Versão 2: Urgente: Primeira-Ministra da Itália detona Lula por ataques contra Israel. Giorgia Meloni disse q não iria comentar “imbecilidades ditas por inconsequentes que nitidamente desconhecem 10% do que foi o Holocausto”. É a 1ª liderança mundial, depois de Israel, a se manifestar

Checagem

É claro que o suposto posicionamento chamou atenção nas redes sociais. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo às seguintes perguntas: 1) É verdade que Giorgia Meloni deu a tal declaração sobre Lula e o Holocausto? 2) Qual foi o posicionamento de Giorgia Meloni sobre a questão Lula e sua fala? 3) De onde surgiu a tal declaração sobre imbecilidades ditas por inconsequentes que nitidamente desconhecem 10% do que foi o Holocausto?

É verdade que Giorgia Meloni deu a tal declaração sobre Lula e o Holocausto?

Não é verdade. Ao procurar por qualquer registro da fala em questão em perfis oficiais de Giorgia Meloni ou fontes confiáveis, nada encontramos. A tal declaração sequer tem referências no idioma italiano. É possível de ser encontrada apenas em português.

Qual foi o posicionamento de Giorgia Meloni sobre a questão Lula e sua fala?

Assim como a maioria absoluta dos líderes do mundo (que têm suas próprias preocupações em vez de ficar tomando partido para Brasil ou Israel), Georgia Meloni nada disse sobre a declaração de Lula. Sua última publicação no Twitter foi sobre um encontro público com um coronel italiano. 

De onde surgiu a tal declaração sobre imbecilidades ditas por inconsequentes que nitidamente desconhecem 10% do que foi o Holocausto?

Assim como tantas outras declarações falsamente atribuídas a figuras famosas, surgiu de perfis enviesados em redes sociais. Fora as publicações de pessoas não simpáticas a Lula, nada há sobre Giorgia Meloni ter criticado o presidente brasileiro.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Giorgia Meloni tenha dito que “não irá comentar imbecilidades ditas por inconsequentes que nitidamente que não conhecem nem dez por cento do que foi o Holocausto” quando questionada sobre Lula e Israel. A primeira-ministra da Itália tem outras preocupações e não exprimiu (pelo menos até o momento) nenhuma opinião sobre o assunto.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).