Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Gilmar Mendes vira de costas na hora do Hino Nacional, mostra vídeo #boato

Gilmar Mendes vira de costas na hora do Hino Nacional, mostra vídeo #boato

Boato – O ministro do STF Gilmar Mendes ficou de costas na hora do Hino Nacional durante a diplomação no STF em protesto contra Bolsonaro. É um desrespeito.  

Já falamos algumas vezes que, recentemente, um dos principais alvos das fake news na internet são membros do Judiciário. No caso da história de hoje, dois são os “atacados”: o ministro do STF Gilmar Mendes e o ministro do TSE Admar Gonzaga (envolvido indiretamente na história).

De acordo com uma mensagem que começou a viralizar no WhatsApp e no Facebook, Gilmar Mendes teria virado de costas para Jair Bolsonaro durante a execução do Hino Nacional Brasileiro na cerimônia de posse do presidente eleito. Seria um desrespeito ao país. Leia mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Versão 1: Gilmar mendes fica de costas propositadamente em plena execução do hino nacional na diplomação de bolsonaro no TSE! Só esse fato deveria justificar o impeachment deste inimigo do Brasil!

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 2:O Ministro da “Injustiça” Gilmar Mendes fica de costas na hora da execução do Hino Nacional, na cerimônia de Diplomação do Presidente Bolsonaro! Esse canalha e antipatriótico ser drsprezível deveria ser expulso do País! Os brasileiros sentem nojo, vergonha, e repúdio e sentem mal Vossa Excelência!

Gilmar Mendes virou de costas na hora do Hino Nacional no TSE?

O vídeo já deixou um monte de gente pensando em um monte de coisas. Mas será mesmo que o ministro do STF Gilmar Mendes virou de costas na hora do Hino Nacional em um protesto contra Bolsonaro. E será mesmo que o ato configura um desrespeito? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Esse vai ser um desmentido em duas partes. O mais óbvio é que a pessoa no vídeo não é Gilmar Mendes. O ministro do STF sequer estava presente na cerimônia. Na realidade, o ministro que ficou em posição diferente dos demais da mesa é Admar Gonzaga. E aí chegamos à segunda parte do nosso desmentido.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a atitude de Gonzaga não configura nenhum desrespeito ou mesmo é fruto de um protesto particular contra Bolsonaro. Na realidade, o ministro escutou o Hino Nacional virado para a bandeira do Brasil.

Indagado sobre a atitude, ele disse ao jornal O Globo que sempre canta virado para a bandeira e que aprendeu a prática na escola. “Aprendi nas aulas de educação moral e cívica no Colégio Santo Inácio e na Escola Alferes Tiradentes, em Florianópolis (SC), onde sempre cantávamos o Hino Nacional antes de entrar em sala”, disse.

Ainda na matéria do O Globo, um cerimonialista disse que não era necessário ficar virado à bandeira na hora da execução do Hino Nacional pois ela já estava hasteada. “Em ambientes fechados em que não há hasteamento da bandeira não se volta a celebração para ela e, sim, ao hino nacional”, disse.

Resumindo: a história que aponta que Gilmar Mendes virou de costas para o Hino Nacional em protesto contra Bolsonaro é falsa. Quem está no vídeo é o ministro do TSE Admar Gonzaga e o gesto não configurou nenhum protesto. No máximo, foi um mal-entendido mais explorado por aí do que se deveria.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.