Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Gilmar Mendes autoriza Lula a fazer campanha eleitoral pelo Brasil #boato

Gilmar Mendes autoriza Lula a fazer campanha eleitoral pelo Brasil #boato

Boato – Atenção! O ministro Gilmar Mendes acabou de autorizar que o ex-presidente Lula comece a fazer sua campanha eleitoral pelo Brasil.

Nos últimos tempos, o nome de Gilmar Mendes, ministro do STF, acabou (com razão) ligado à concessão de liberdade para nomes da política presos por corrupção. Não vamos entrar nos detalhes e nas justificativas para as solturas, mas o fato é que, de acordo com uma mensagem que está circulando na internet, o último a “ser solto” foi o ex-presidente Lula.

A mensagem (que está circulando no Facebook e WhatsApp) é bem objetiva. “Atenção, notícia urgente! O senhor ministro Gilmar Mendes autorizou Lula a sair pelo Brasil em campanha eleitoral”, diz uma versão dela. “Gilmar Mendes autoriza Lula fazer campanha pelo Brasil”, aponta outra versão.

Em alguns casos, a mensagem era acompanhada de uma foto de Lula “dentro de uma cela” sendo carregado por um homem em uma bicicleta. Em alguns casos (principalmente no WhatsApp), a mensagem estava circulando “solta” (só com a notícia bombástica).

Gilmar Mendes autorizou Lula a fazer campanha eleitoral pelo Brasil?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

É isso, gente! De fato, os “bons entendedores” perceberiam que o conjunto “mensagem + imagem” entregaria que se trata de uma brincadeira. O grande problema é que nem todas mensagens foram publicadas com a imagem e que nem todo mundo é “tão bom entendedor assim”. Para explicar tudo certinho, vamos aos fatos.

Como dito antes, a tal mensagem era só uma forma de “divulgar” a montagem feita com Lula passeando na cela. A prova disso está em alguns detalhes na mensagem como, por exemplo, a ausência de detalhamento de informações e a falta de citação de fontes confiáveis. Em uma busca, resolvemos todo o “mistério”.

Obviamente, se Gilmar Mendes tivesse solto Lula, a informação (que poderia definir muita coisa nas eleições) viraria manchete em todos os jornais do Brasil, matéria principal na TV e seria trending na internet. Ao procurar pela “notícia” (olhe só), nada encontramos.

Vale dizer que o próprio ministro do STF declarou recentemente que o tribunal não decidirá sobre a possibilidade de Lula concorrer à Presidência. Isso ficará a cargo do TSE. Também vale citar que a defesa de Lula desistiu de entrar com o pedido de liberdade no Supremo justamente para que a elegibilidade seja julgada.

Já explicamos tudo, mas falta uma coisa. E esse raio de foto do Lula na cela sendo levado por um homem de bicicleta? Será uma foto antiga, uma fotografia de um protesto ou uma montagem? Se você respondeu a terceira opção, está correto. A foto verdadeira é de um homem da China que era obrigado a levar o filho com má formação cerebral para o trabalho todos os dias. A “gaiola” era para evitar que ele se machucasse.

Pronto: agora já sabemos (e você vai saber se estiver procurando pelo assunto) que o ministro do STF Gilmar Mendes não “liberou” Lula para fazer campanha pelo Brasil e que a foto não tem nada a ver com ele. Tudo é mais um “alarme falso” (não o único) sobre o assunto que circula na web.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164