Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > General Mourão não apoia a nomeação de Flávio Dino para o STF

General Mourão não apoia a nomeação de Flávio Dino para o STF

General Mourão resolveu apoiar Flávio Dino para o STF, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Fotos mostram que general Mourão é um traidor e apoia Flávio Dino para o STF.

Análise

Com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve o direito de escolher um novo nome para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). E o escolhido de Lula foi o ministro da Justiça  e Segurança Pública, Flávio Dino.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, Flávio Dino já teria conquistado o apoio de muitos políticos importantes. Segundo a publicação, o general Hamilton Mourão teria demonstrado seu apoio a Flávio Dino. Ainda segundo a história, imagens que circulam na internet seriam a prova do apoio e da traição do general Mourão. “Olhem o traira aí apoiando o Dino sauro!!”, diz uma das mensagens que circulam online.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

A história viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no X (antigo Twitter) e em grupos radicais bolsonaristas. Apesar disso, a história apresenta algumas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto.

A partir daí, investigamos um pouco mais essa história e vamos te responder se ela é verdadeira ou não em três passos: 1) O general Mourão apoia o Flávio Dino para o STF? 2) O que explica as fotos do general Mourão com Flávio Dino? 3) O ex-vice-presidente é um “traidor da direita”?

Checagem

O general Mourão apoia o Flávio Dino para o STF?

Não. Após Flávio Dino ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o STF, general Hamilton Mourão, que hoje é senador, publicou um vídeo onde afirma não apoiar Flávio Dino ao cargo. Nas imagens, publicadas no dia 30 de novembro de 2023, general Mourão ressalta que Flávio Dino se afastou da magistratura há quase 18 anos para participar da política e da esquerda radical. Mourão ainda destacou que acredita que Flávio Dino não tenha a imparcialidade necessária para ser um ministro do STF.

O que explica as fotos do general Mourão com Flávio Dino?

Cordialidade e respeito. As imagens não mostram apoio a Flávio Dino e muito menos a sua indicação ao STF. Mourão e Dino foram colegas no Senado brasileiro. E apesar de serem opositores, a cordialidade e o respeito é algo natural entres os senadores, como um bom dia, boa tarde ou um cumprimento.

Uma das fotos onde Flávio Dino aparece conversando com Mourão foi tirada em 5 de março de 2020, durante uma reunião entre Flávio Dino, então governador do Maranhão, o general Hamilton Mourão, então vice-presidente do Brasil, para uma reconciliação após a saída dos governadores do Conselho da Amazônia Legal. Já outra foto mostra o cumprimento entre Dino e Mourão durante as eleições no Congresso Nacional, no dia 1 de fevereiro de 2023.

O ex-vice-presidente é um “traidor da direita”?

Não é possível afirmar isso. Na realidade, essa história começou a circular nas redes sociais, após o general Hamilton Mourão não ter compactuando com ideias mais radicais do governo Bolsonaro, como a intervenção militar e o golpe após o fim do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro. General Mourão segue adotando posicionamentos e pautas da direita.

Conclusão

Fake news ❌

General Hamilton Mourão não apoiou a indicação de Flávio Dino ao STF. As fotos usadas como prova, na verdade, não provam nada. As imagens foram retiradas de contexto. Na realidade, as fotos mostram momentos onde Mourão e Dino se cumprimentaram ou se reuniram durante seus mandatos como senadores ou governador e vice-presidente da República.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)