Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > General Heleno diz, em entrevista ao SBT, que a Terra é plana #boato

General Heleno diz, em entrevista ao SBT, que a Terra é plana #boato

Boato – Durante entrevista no SBT, general Heleno, ministro do GSI, defendeu a teoria da Terra plana ao falar sobre aquecimento global. 

Diversas “correntes” de contra-conhecimento andaram ganhando força, principalmente nas redes sociais, nos últimos anos. Os temas são variados. As teorias vão desde o questionamento em relação à eficácia das vacinas e tratamentos de saúde e até a afirmação de que tudo o que aprendemos sobre o formato da Terra na escola é falso.

A ideia de que a “Terra é plana” ganhou diversos adeptos ao longo dos anos. São grupos nas redes sociais, encontros regulares e até materiais produzidos sobre o assunto. O objetivo é simples: agregar mais conhecimento sobre a teoria (não comprovada cientificamente) e difundir tudo o que se sabe sobre o tema.

E de acordo com uma publicação que anda circulando nas redes sociais, um dos ministros do governo Bolsonaro teria endossado o grupo dos defensores da Terra plana. Segundo a mensagem, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), general Heleno, teria defendido em uma entrevista que a Terra seria plana. Confira uma das publicações e mensagens que a acompanham:

Versão 1: “SAQUEM AS NOTÍCIAS: “GENERAL HELENO TAMBÉM ACREDITA QUE A TERRA É PLANA; MILICIANO PRESO NO DF É TIO DE MICHELLE BOLSONARO; CHANCELER ERNESTO DIZ QUE A TEMPERATURA NA TERRA AUMENTOU PORQUE O ASFALTO ESQUENTA DEMAIS. PUTA QUE O PARIU, NINGUÉM MERECE ISSO! TENTAM NOS ENLOUQUECER, NOS DEIXAR TRISTES, APÁTICOS OU NO MÍNIMO ENVERGONHADOS”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: “General Heleno diz em entrevista que a terra é plana. Olavo de Carvalho, guru de Bolsonaro, também é terraplanista. Estamos sendo governados por gente muito burra”. Versão 3: “Olavo tudo bem. Agora, um general brasileiro acreditar que a Terra é plana ai é foda Ai nois tah fudido. General Heleno, Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência do Brasil”.

General Heleno disse, em entrevista, que a Terra é plana?

A história viralizou rapidamente nas redes sociais e foi compartilhada por todos os lados políticos (esquerda e direita, especialmente a ala que não apoia os militares). Entretanto, a dúvida que permanece é: será que general Heleno realmente teria defendido a ideia de que a Terra é plana? A resposta é não e a explicação você confere a seguir.

Vamos lá! Esse é mais um daqueles casos onde uma declaração é tirada de contexto e gera um grande burburinho nas redes sociais. No vídeo completo, é possível observar que o general Heleno chegou a levantar uma polêmica sobre o aquecimento global ao questionar sobre a veracidade desses estudos (vale dizer que o próprio general disse não ter base científica para concordar ou discordar com a tese de aquecimento) que havia sido posta pelo ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.

Nesse momento, o entrevistador fala que 90% dos cientistas concordam que o aquecimento global é uma realidade. A partir daí, o ministro do GSI afirmou que se o aquecimento global for provado, Salles poderia reformular a tese. Se não for, Salles não seria o único a defender a tese e que. Neste momento, Heleno diz que, em muitos casos ao longo da história, a maioria também se enganou, “como a ideia de que a Terra era redonda”. Assista ao vídeo:

Assistindo ao vídeo, é possível ver que a referência é justamente a esse momento e não (ao contrário do que muitos pensam) no mundo atual e no debate “Terra plana x Terra esférica”. Isso porque, ao voltar na história, percebemos apenas um momento no qual “a maioria estava enganada”: foi na Grécia antiga, antes de Pitágoras e Erastótenes provarem a teoria de que a Terra, na realidade, é uma esfera.

Desde então, há um senso comum na comunidade científica sobre o assunto: a Terra é redonda. E pelo o que podemos observar, nunca houve uma “ruptura” de terra redonda para a terra plana. Vale lembrar que, ao longo dos anos, houve rupturas em relação à teoria da Terra girar em torno do Sol e também dela não ser o centro do universo. Porém, a controvérsia da Terra ser plana só acontecia em grupos mais ortodoxos (algo que persiste até hoje).

Por fim, também buscamos por outras declarações do ministro general Heleno a respeito a Terra ser plana. Porém, não encontramos nada. Vale ressaltar que, se caso o ministro realmente fosse um terraplanista, no mínimo, ele seria mais atuante sobre o assunto. Também vale recordar que Heleno disse não ter “base científica para falar de aquecimento global”, um tipo de discurso que destoa do “eu sei a verdade” dos terraplanistas.

Em resumo: a história que diz que o ministro general Heleno afirmou em uma entrevista que a Terra é plana é falsa! Ao analisar a fala do ministro, podemos perceber que, ao falar sobre “a maioria estar enganada”, ele usou o exemplo da Terra redonda para fazer uma relação com declarações do ministro do Meio Ambiente ao aquecimento global. Ou seja, em momento algum, durante a entrevista, general Heleno defendeu a teoria da Terra plana. Sendo assim, a história não passa de boato! Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.