Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > General Gilberto Pimentel escreve carta bombástica ao Brasil pelo Exarnet #boato

General Gilberto Pimentel escreve carta bombástica ao Brasil pelo Exarnet #boato

Boato – Por meio do Exarnet, o blog fechado dos militares, o general Gilberto Pimentel, presidente do Clube Militar, escreveu uma carta bombástica ao Brasil exaltando a Ditadura e atacando o STF.

Mesmo com Jair Bolsonaro na Presidência da República e oito militares como ministros, ainda há algumas pessoas que clamam por uma intervenção militar no país. E, de acordo com muitas dessas pessoas, uma carta escrita pelo general Gilberto Pimentel (que seria presidente do Clube Militar) reforça o pedido.

A missiva teria sido publicada no Exarnet (identificado na mensagem que viralizou como o “blog fechado dos militares”) e estaria direcionada “ao Brasil”. No conteúdo, o general Gilberto Pimentel teria criticado o STF e relembrado os anos áureos da Ditadura no país. Leia trechos:

CARTA BOMBÁSTICA PARA O BRASIL PELO EXARNET: BLOG FECHADO DOS MILITARES. General Gilberto Pimentel 22 de abril de 2019 às 11:45 Meus amigos de trincheiras, em um momento de instabilidade nacional em que o país passa, eu colocarei aqui alguns pontos muito importantes que estão engasgados na garganta. Com 41 anos de carreira militar, desde que ingressei ainda em nosso glorioso Regime Militar democrático aos 18 anos, no exército, e por meritocracia cheguei a General de Brigada do Exército e agora sigo atuando pelo comando de presidir o nosso clube militar. Eu nunca vi o que está acontecendo com a nossa pátria.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Entre tantas preocupações e anseios que a sociedade necessita nesses tempos difíceis e sombrios que passamos, ainda existem aqueles que insistem em nos provocar e nos intimidar pelas vias radicais e ditatoriais. Esse Tribunal que se diz ser supremo, afronta a nação de uma forma irresponsável podando e talhando os direitos constitucionais adquiridos na constituição de 1988. Querendo mostrar uma força que nós militares desconhecemos.

E há aqueles que dizem ainda que: “Os 21 anos de Ouro foram de trevas e repressores”. Mas então eu coloco aqui a pergunta: ” O que estamos vivendo agora?” “DEMOCRACIA?”. Em um gesto covarde e absurdo de um homem que se acha deus supremo, aplica inquéritos de censuras a liberdade de imprensa e de seu povo que absolutamente não quer mais esses homens no poder e tem o poder e direito de se manifestar-se. E simplesmente dois bandidos de toga se acham no direito de reprimir e cassar pessoas , jornais, jornalistas, e Generais como se fossem animais selvagens. […]

Me perdoem as palavras ríspidas e diretas, mas o momento é oportuno em se fazer esse alerta urgente, meus amigos de farda, levantemo-nos agora, e estejamos em QAP total de prontidão. Um grande abraços a todos. Nosso exército nunca dorme! Aço , selva. General de brigada Gilberto Pimentel Presidente do Clube Militar.

General Gilberto Pimentel escreveu carta bombástica ao Brasil pelo Exarnet?

Muita gente compartilhou, com gosto, a história. Mas será mesmo que o general Gilberto Pimentel escreveu a tal carta bombástica pelo Exarnet? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

O primeiro ponto que nos deixou desconfiados está na própria mensagem. Além de ter algumas características de boatos (alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis), ela carrega algumas informações, no mínimo, contraditórias.

Uma delas é apontar que a carta é direcionada “ao Brasil”, mas foi escrita no “blog fechado dos militares”. Se a carta era para ser pública, por que ela estaria em um local de acesso restrito. Vale dizer, aliás, que falar que o Exarnet é o “blog fechado dos militares” é um erro. A página é, simplesmente, destinada para a apresentação dos reservistas ao Exército (atividade que deve ser feita anualmente). Não tem nada de blog por lá.

As informações erradas não param por aí. O texto também erra em falar que o general Gilberto Pimentel é o atual presidente do Clube Militar (como o nome diz, é um clube destinado aos militares). Ele ficou no cargo entre 2014 e maio de 2018. Na ocasião, o general Hamilton Mourão assumiu o cargo. Quando Mourão se candidatou a vice nas eleições de 2018, o general Eduardo José Barbosa assumiu a Presidência do Clube Militar. Como mostra a página da estrutura do Clube Militar, Eduardo José Barbosa continua no cargo.

Só para terminar, entramos em contato com o próprio Clube Militar (por meio da página do Facebook) sobre a veracidade do texto e recebemos a seguinte resposta: “Boa tarde, o texto não é de Autoria do Gen Gilberto Pimentel. Att, Clube Militar”.

Há, ainda, uma negativa do site Sociedade Militar sobre o texto. Além de destacar tudo que foi dito por aqui, o site classificou a mensagem como “peça de comédia” e reiterou que as chances de os militares não devem agir para uma “intervenção militar” no país.

Resumindo: a história que aponta que o general Gilberto Pimentel escreveu uma carta bombástica pelo Exarnet e saiu clamando por intervenção militar ao Brasil é falsa. Não vamos discutir o conteúdo da mensagem, mas o certo é que o autor não é ele.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.