Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Funcionário do Congresso registra presença de deputados que não foram trabalhar #boato

Funcionário do Congresso registra presença de deputados que não foram trabalhar #boato

Boato – Vídeo mostra funcionário do Congresso do Brasil. registrando presença de deputados que não foram trabalhar. 

Se você é leitor do Boatos.org sabe que boa parte das balelas que circulam online vêm de versões distorcidas de uma história verdadeira. Na maioria das vezes são notícias, imagens e vídeos antigos ou fora de contexto. No boato de hoje, a história envolve funcionários do Congresso.

O vídeo que viralizou online alerta para um suposto “golpe”. O texto dá conta de que funcionários têm registrado a presença de deputados que não foram trabalhar. As imagens, que mostram o momento em que o funcionário registra diversas presenças, seria a prova do golpe. Leia o que dizem algumas mensagens e assista no vídeo:

Versão 1: FUNCIONÁRIO DO CONGRESSO REGISTRANDO A PRESENÇA DOS DEPUTADOS QUE NÃO FORAM TRABALHAR Versão 2: Funcionario do congresso,registrado presenca de deputados faltosos.Isso e uma vergolha. COMPARTILHEM SEM DÓ Versão 3: FUNCIONÁRIO DO CONGRESSO REGISTRANDO A PRESENÇA DOS DEPUTADOS QUE NÃO FORAM TRABALHAR

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Funcionário do Congresso registra presença de deputados que não foram trabalhar?

Com tantos compartilhamentos, você deve estar achando que é verdade, certo? Pois não é. O alerta não passa de balela. Entenda os porquês.

O primeiro motivo está no fato de que o texto carrega as principais características de boatos online. É vaga, alarmista, não cita fontes confiáveis, possui erros de português e pedidos de compartilhamento. Sem contar que o alerta segue o bonde dos boatos com vídeos fora de contexto.

Ao buscar mais informações sobre o assunto, não encontramos nada sobre o caso. E, cá entre nós, se a notícia fosse real, seria merecedora de pelo menos uma notinha.

Mais uma olhada no vídeo e matamos a charada! As imagens já foram matéria-prima de outro boato compartilhado na internet. Na época, o texto alertava que deputados teriam registrado a presença de colegas durante o feriado de carnaval.

Dito isso, saiba que as imagens são reais, porém, não tem nada a ver com a Câmara de Deputados do Brasil. Se você observar bem, no início do vídeo (nos primeiros 2 segundos) aparece uma bandeira da Ucrânia ao fundo. Ou seja, o vídeo foi registrado na Ucrânia e não no Brasil.

Só isso já é suficiente para sacramentar o boato. Mas outro detalhe faz a balela cair por terra. Isso porque, no Brasil, as presenças dos deputados não são registradas por meio de um cartão inserido em um painel. Aqui, o registro é biométrico, ou seja, o parlamentar precisa inserir o dedo no sistema para registrar sua presença.

Aliás, vale lembrar que o sistema de votação no Parlamento da Ucrânia é realizado por meio de cartões pessoais. Logo, os parlamentares conseguem compartilhar os cartões quando não estão presentes no Parlamento (como acontece no vídeo).

Resumindo: nenhum funcionário do Congresso registrou a presença de deputados que não foram trabalhar. O vídeo não foi registrado no Brasil e a história não passa de #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.