Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Funai suspende venda de terra indígenas para estrangeiros a mando de Bolsonaro #boato

Funai suspende venda de terra indígenas para estrangeiros a mando de Bolsonaro #boato

Funai suspendeu venda de terra indígenas para estrangeiros a mando de Bolsonaro, disse boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Indígenas estão vendendo terras demarcadas pelo governo a empresas estrangeiras, mas Bolsonaro e a Funai acabaram com a “farra”.

Um dos assuntos que está movimentando o país em 2019 (e causando grandes embates) é a questão da demarcação de terras indígenas. Em um dos “episódios” sobre o assunto, o presidente Jair Bolsonaro chegou a editar uma medida provisória (MP) que repassava a função (que pertencia à Funai) para o Ministério da Agricultura, mas a medida foi vetada. Insatisfeito com a decisão, o governo reeditou a MP, que foi derrubada pelo STF no início de agosto de 2019.

E, de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o interesse em manter a demarcação de terras indígenas nas mãos da Funai teria uma motivo. De acordo com as publicações, indígenas estariam vendendo terras demarcadas para empresas estrangeiras. Porém, o presidente Bolsonaro já teria identificado o problema e acabado com a “farra”. Confira:

É claro como água mas nem todos entendem. A demarcação de terras indígenas serviu para que os índios as vendessem para empresas estrangeiras. A FUNAI, recentemente reestruturada por Bolsonaro, até agora detectou 36 contratos de venda totalizando uma área DO TAMANHO DO ESTADO DA BAHIA. Sim ! O Brasil perdeu uma área do tamanho do estado da Bahia porque os índios que receberam terras as VENDERAM para empresas estrangeiras.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Uma das propriedades foi vendida pelos índios por 120 milhões de Dólares a uma empresa irlandesa. Agora você entende porque o cacique Raoni foi falar com Macron, presidente da França ? Agora você entende porque Bolsonaro mandou parar com a farra de demarcações tão defendida pelas esquerdas? As esquerdas não são boazinhas com os índios. Apenas fazem intermediação imobiliária, vendendo a Amazônia para estrangeiros. Bom dia ! Já é hora de acordar !

Funai suspendeu venda de terra indígenas para estrangeiros a mando de Bolsonaro?

A história ganhou relevância nas redes sociais e foi compartilhada diversas vezes. Muitos internautas se demonstraram indignados com a situação. Mas será que as publicações que indicam que Bolsonaro acabou com a “farra” da venda de terras indígenas é real? A resposta é não!

Vamos lá! A mensagem tem uma característica bastante importante que não é de fake news: ela cita uma fonte confiável. Isso facilitou (e muito) a checagem das informações. Ao abrir o link (que fala sobre a venda de terras indígenas e acompanha algumas publicações), percebemos que a notícia foi publicada em 2012. Ou seja, muito antes de Bolsonaro chegar ao poder.

E, ao contrário do que aponta a história, a venda pode ter sido tentada, mas foi não “bem sucedida”. No início de 2012, indígenas da etnia mundurucu venderam direitos sobre terras a uma empresa estrangeira, no Pará (em plena região da Amazônia Legal).

O acordo com a empresa irlandesa, que negocia créditos de carbono, visava a troca desses créditos. Nesse processo, indústrias poluidoras do mundo todo contratam o serviço de uma empresa para realizar a compensação dessa degradação em outras partes do mundo.

Dessa forma, por exemplo, indústrias que poluem na União Europeia podem adquirir áreas no Brasil como forma de compensação. A partir daí, os donos da terra (nesse caso, os mundurucus) não podem explorar (de nenhuma forma) a área comercializada.

Acontece que a história do acordo chegou aos ouvidos do governo federal (que não gostou nada da situação). Na época, a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira solicitou uma investigação sobre o caso e, após a apuração, a AGU recomendou que a venda fosse cancelada.

O julgamento correu e, no final de 2012, a Justiça suspendeu o contrato milionário (no valor de US$13 milhões) entre a empresa irlandesa e os indígenas. A decisão visava impedir a biopirataria e prejuízos ao ecossistema e também à preservação do local.

Em resumo: a história que diz que a Funai suspendeu a venda de terra indígenas para estrangeiros a mando de Bolsonaro é falsa! A suposta venda (que, na verdade, não foi uma venda para exploração, mas sim para troca de créditos de carbono) não ocorreu no governo Bolsonaro (mas em 2012) e muito menos foi “bem sucedida”. Ou seja, a história não passa de #boato!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.