Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Freixo chamou mãe de Marielle para falar sobre união estável da namorada #boato

Freixo chamou mãe de Marielle para falar sobre união estável da namorada #boato

Boato – O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL/RJ) chamou a mãe da vereadora Marielle Franco para fazer a família reconhecer a união estável entre ela e a namorada.

Desde que os acusados do assassinato da vereadora Marielle Franco foram presos, o assunto voltou a mídia. É claro que as fake news também começaram a viralizar na internet. A última fala da família de Marielle, do deputado Marcelo Freixo e da namorada de Marielle, Mônica Benício.

De acordo com um texto que circula online, o deputado federal chamou a mãe de Marielle no gabinete para que a família reconhecesse a união estável entre a vereadora e a namorada. Tudo isso para que Mônica ficasse com a herança. Leia a mensagem que circula na internet (principalmente Facebook, Twitter e WhatsApp):

Fresquinha: Freixos chamou no gabinete a mãe da Mariele para conversar, ela foi pensando que fosse algo sobre o assassinato, mas chegando lá o Deputado hipócrita, acompanhado de um advogado e da “namorada” da Mariele, com objetivo de fazer a família reconhecer a União Estável entre elas, para que a “namorada” tenha direito aos benefícios deixado pela Mariele. A mãe ficou revoltada e rompeu com eles, dizendo que nem MORAR JUNTAS ELAS MORAVAM. Isso tem que vir a público. Mais uma do Deputado Hipócrita

Freixo chamou mãe de Marielle para falar de união estável da namorada?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Muita gente saiu compartilhando a história por aí e saiu esbravejando contra o deputado. Mas será mesmo que Marcelo Freixo mediou a tal “conversa de reconhecimento da união estável”? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Antes de falar da história em si, temos que fazer uma contextualização do caso. De acordo com reportagens (como essa da Época), é fato que há um racha entre a namorada e os parentes Marielle Franco (mãe, pai e irmã). Também é fato que o PSOL tenta mediar a situação, inclusive conseguindo uma bolsa da Open Society para a família. Porém, o tal diálogo descrito na mensagem é fictício.

Para começar, é possível perceber que a mensagem já carrega aquelas principais características de boatos online: é vaga, alarmista, com erros de português e não cita nenhuma fonte confiável. Ao buscar mais detalhes sobre o assunto, nada encontramos. Não há a tal informação em nenhum site.

Mais do que isso, a família não tem que “reconhecer” nenhuma união estável entre Marielle Franco e Mônica Benício. Isso porque a Justiça já o fez. De acordo com essa matéria do UOL, as duas assumiram união estável antes de Marielle se candidatar a vereadora no Rio de Janeiro.

Neste caso, não há muito mais o que falar. A história que aponta para o “diálogo de Freixo e a mãe de Marielle” é falsa. O causo “brotou na web”, não está em nenhuma fonte confiável e Mônica Benício e Marielle já estavam em união estável. Pelo menos essa parte da discussão não procede.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.