Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Fotos publicadas por Macron, Cristiano Ronaldo, Madonna e outros famosos são de incêndios na Amazônia em 2019 #boato

Fotos publicadas por Macron, Cristiano Ronaldo, Madonna e outros famosos são de incêndios na Amazônia em 2019 #boato

Fotos publicadas por Macron, Cristiano Ronaldo, Madonna e outros famosos são de incêndios na Amazônia em 2019, diz boato (Foto: Reprodução/Instagram)

Boato – Diversas celebridades, esportistas e políticos com renome mundial publicam fotos dos incêndios ocorridos na Amazônia em 2019.

É fato. A questão dos incêndios na Amazônia transcendeu o debate político no Brasil (com direito à polarização) e virou pauta mundial. A prova disso está no desejo de o G7 discutir a questão na próxima reunião e nas diversas publicações de famosos sobre as queimadas no Brasil.

Confira o desmentido em vídeo

A lista de celebridades que publicaram críticas à questão engloba o ator Leonardo Di Caprio, a modelo Gisele Bündchen, a apresentadora Fernanda Lima, o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, o jogador Cristiano Ronaldo, a cantora Madonna e o presidente da França Emmanuel Macron. Além do tom crítico, as publicações carregam um detalhe: imagens do fogo consumindo a mata.

Fotos publicadas por Macron, Cristiano Ronaldo, Madonna e outros famosos são de incêndios na Amazônia em 2019?

Não vamos discutir aqui se as celebridades em questão têm razão nas críticas a Bolsonaro. Mas temos que destacar que em, pelo menos um ponto, elas se igualaram ao presidente do Brasil: usaram uma foto fora de contexto para fazer uma crítica (se você não se lembra, na semana passada Bolsonaro publicou uma foto das Ilhas Faröe para fazer uma crítica à Noruega). Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A foto publicada por Macron, Gisele, Di Caprio e Hamilton é a mesma. Apesar de ser de um incêndio na Amazônia, ela não é de 2019. De acordo com a Folha, a foto é de 1989 e foi feita pelo fotojornalista norte-americano Loren McIntyre (que morreu em 2003). A imagem está sendo vendida em um banco de imagens.

A imagem que Madonna publicou (em um texto no qual chegou a chamar Bolsonaro de “Borsalino”) também é da Amazônia, mas de outros tempos. A imagem também é de 1989 e, de acordo com o Estadão Verifica, integra um álbum sobre o desmatamento na região.

As fotos publicadas por Cristiano Ronaldo e Fernanda Lima (no caso, um vídeo) sequer são da Amazônia. A foto publicada pelo jogador é de um incêndio na reserva ecológica do Taim (no Rio Grande do Sul), em 2013. Já o vídeo publicado por Fernanda Lima, de uma macaca segurando o filhote é da Índia e foi feita pelo fotógrafo Avinash Lodhi.

Resumindo: apesar de a questão dos incêndios da Amazônia merecerem um debate a nível mundial, as imagens publicadas por Leonardo Di Caprio, Gisele Bündchen, Fernanda Lima, Lewis Hamilton, Cristiano Ronaldo, Madonna e pelo presidente da França Emmanuel Macron não são dos incêndios que estão ocorrendo na região em 2019. Ou seja: são imagens tiradas de seus contextos originais para ilustrar críticas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.