Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto mostra ministros do STF de toga vermelha em sessão plenária #boato

Foto mostra ministros do STF de toga vermelha em sessão plenária #boato

Foto mostra ministros do STF de toga vermelha em sessão plenária, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagem mostra ministros do STF vestindo toga vermelha em uma sessão. Foto tem que correr por todo o país e mostra que o Judiciário é dominado pelo Foro de São Paulo.

A decisão do ministro do STF Marco Aurélio Mello de liberar o traficante André do Rap (com base em um artigo da Lei Anticrime) causou revolta em parte da opinião pública. No meio disso, histórias falsas começam a circular na internet. A mais nova fala de uma “foto exclusiva”: dos ministros do Supremo Tribunal Federal de vermelho.

A imagem mostra Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto (ex-ministro), Marco Aurélio Mello e outros ministros e ex-ministros vestindo uma toga vermelha. Para completar, há uma foice do comunismo e o símbolo do PT na imagem.

“ATENÇÃO BRASIL!!!! Essa foto tem que correr para todos os estados do país. ISSO DAÍ QUE VOCÊ ESTÁ VENDO É A BASE DE SUSTENTAÇÃO DO FORO DE SÃO PAULO. INIMIGOS DO BRASIL…”, diz a mensagem que acompanha a imagem. Veja a foto:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Foto mostra ministros do STF de toga vermelha em sessão plenária?

A imagem, volta e meia, circula com tudo por aí e, claro, deixou muita gente com os dedinhos apontados para a suprema corte brasileira. Porém (e como os mais inteligentes devem ter vistos), a foto é fruto de uma montagem. E das mais toscas.

Para começar, a mensagem que acompanha a foto tem o que chamamos de “pacote completo” das fake news (só faltaram os erros de português). Ela é vaga (não descreve quando a foto foi tirada, por exemplo), alarmista (em caráter denuncista), pede compartilhamento e não cita fontes confiáveis que comprovem a origem de imagem.

Para além disso, boatos contra o STF são comuns na internet. No momento em que o Judiciário e o Executivo bateram de frente, foram dezenas que tivemos que desmentir. Mais recentemente, tivemos que desmentir a informação falsa que apontava que Celso de Mello se aposentou por invalidez e que policiais iriam fazer uma greve em repúdio à Corte.

Para começar, não existe “toga vermelha” para ser utilizada no STF. Por padrão, a toda utilizada pelos magistrados (ou por quem pode se manifestar em alguma sessão) é preta. Um advogado só poderá se manifestar em no plenário se estiver de toga preta.

Mas se não existe toga vermelha, de onde saiu a foto? Na realidade, a montagem foi feita em cima de uma foto de dezembro de 2011, da posse da ministra Rosa Weber. A imagem dos ministros e (hoje) ex-ministros pode ser vista nesta matéria do Diário do Nordeste da época. Vocês podem notar que todos estão de togas pretas.

Resumindo: a história que aponta que ministros do STF foram flagrados de togas vermelhas é falsa. Na realidade, a imagem em questão é uma montagem em cima de uma foto de 2011 em que todos estão de togas pretas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK