Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto mostra Lula e Moro juntos depois de se aliarem #boato

Foto mostra Lula e Moro juntos depois de se aliarem #boato

Foto mostram Lula e Moro juntos depois de se aliarem, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Sérgio Moro vai apoiar Lula como presidente e Lula vai fazer campanha para Sérgio Moro ser senador. Prova disso é uma foto dos dois juntos.

Em ano de eleição, o mundo político parece, por assim dizer, dar diversas voltas. Com o desejo de angariar mais aliados, Lula já se uniu a nomes de opositores como Geraldo Alckmin, Paulinho da Força e busca apoio de Michel Temer, André Janones e Luciano Bivar.

Após rumores de uma aliança entre PT e DEM (que culminaria da desistência de Luciano Bivar das eleições), uma história começou a circular online. Como Sérgio Moro é pré-candidato a senador pelo DEM no Paraná, muita gente começou a apontar que o ex-presidente seria apoiado pelo ex-juiz, que, por sua vez, apoiaria o ex-presidente.

Para “coroar” a aliança, começou a circular uma imagem que seria de Lula e Moro juntos em clima muito amistoso (até próximos) em uma imagem. Junto à foto, há mensagens como “CALMA, PESSOAL, O APOIO DO MORO AO LULA É PARA O COMBATE A CORRUPISSAUM E A LAVA-JATO, QUE O BOZO ACABOU”.

Foto mostram Lula e Moro juntos depois de se aliarem?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Não demorou para bolsonaristas espalharem a suposta foto por aí. Só há dois detalhes: não é verdade que Lula e Moro vão se apoiar mutuamente muito menos os dois tiraram as fotos juntos.

Vamos começar falando da questão da suposta aliança entre Lula e Moro. Chegou-se a ventilar (como falamos no início do texto) um apoio de Luciano Bivar para Lula nas eleições, mas não há nada certo.

Lula quer o apoio e a desistência de Bivar para aumentar as chances de vencer no primeiro turno. Porém, notícias mais recentes apontam que não há nada certo sobre o suposto apoio. Pelo contrário, essa matéria do Valor chega a falar em “fracasso”. Isso pode ser revertido, mas não é o quadro de momento.

Se a situação entre Lula e Bivar não é das mais confortáveis, entre Moro e o ex-presidente é inviável. No estado, o PT tem um pré-candidato (de acordo com essa notícia é Dr. Rosinha) e uma desistência não obriga que o partido apoie Moro.

A situação pelo outro lado também não é confortável. Tanto que depois que surgiram os rumores do apoio mútuo entre Lula e Moro, o ex-juiz se manifestou em redes sociais de forma enfática. “PT e Lula de volta jamais. Eu desmontei a corrupção dos Governos do PT e executei a prisão do Lula. O resto é mentira da turma das fake news e das vivandeiras da corrupção”, disse.

Agora, vamos à segunda parte: a foto. Essa é mais simples de explicar. Não passa de uma montagem. Na foto original, que pode ser vista neste link, Lula estava com sua esposa Rosângela da Silva (a Janja).

Resumindo: a história que aponta que Lula e Moro foram fotografados juntos é falsa. Além de a aliança entre os dois (apesar das conversas entre DEM e PT) ser inviável, a imagem que circula online é uma montagem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso