Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto mostra Lula de joelhos para Evo Morales e Hugo Chávez #boato

Foto mostra Lula de joelhos para Evo Morales e Hugo Chávez #boato

Foto mostra Lula de joelhos para Evo Morales e Hugo Chávez, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ex-presidente brasileiro Lula foi flagrado de joelhos para Evo Morales (ex-presidente da Bolívia) e Hugo Chávez (ex-presidente da Venezuela).

Mesmo “fora” (pelo menos diretamente) do cenário eleitoral, o ex-presidente Lula ainda continua sendo uma das figuras mais citadas em notícias falsas na internet. Se formos comparar com outros ex-presidentes (como FHC, Dilma e Temer), podemos perceber que o volume de notícias falsas contra Lula é muito maior. Hoje, vamos falar de uma que voltou a circular em 2020.

De acordo com uma imagem que está circulando em redes sociais, Lula foi flagrado se ajoelhando para os ex-presidentes da Bolívia (Evo Morales) e da Venezuela (Hugo Chávez). Junto à foto, mensagens comparar a suposta subserviência de Lula ao “camaradas” com a suposta subserviência de Bolsonaro com Trump. Leia:

Versão 1: Tem esquerdista reclamando que Bolsonaro prestou continência para o assessor de Segurança Nacional do Trump, mas será que eles se indignaram quando Lula se ajoelhou e falou no microfone do ditador Hugo Chávez?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 2: Petistas disseram que Jair Messias Bolsonaro PRESTAR continência ao Sr. John Bolton, da Agência Nacional de Segurança dos EEUU era subserviência aos americanos. Ajoelhar e fazer um b… para Hugo Chávez seria o que então???

Versão 3: Enquanto os petistas falam da continência de Bolsonaro ao americano, não vamos deixá-los esquecer, da referência de joelho, que Lula fez aos ditadores Hugo Chaves e Evo Morales.

Foto mostra Lula de joelhos para Evo Morales e Hugo Chávez?

Muita gente compartilhou a informação por aí e já saiu apontando os dedinhos para Lula. Porém, a imagem não passa de uma montagem. Antiga, por sinal, porque já desmentimos a história em 2018. Relembre o que foi dito na época.

Quando nos deparamos com a mensagem, ficamos muito curiosos. Afinal, uma cena como essa entre líderes de países seria “peculiar” e viraria notícia em diversos portais. Sabe em quantas fontes confiáveis achamos a informação? Zero. Não há uma notinha na mídia (brasileira ou estrangeira) falando “Lula se ajoelha perante Chávez e Evo”. Nadica de nada.

Uma olhada com mais atenção na imagem e notamos que a imagem de Lula está com uma iluminação um pouco diferente da do resto do ambiente.  Também notamos que a qualidade da imagem é muita baixa (clássico de imagens adulteradas). E aí começaram as desconfianças de que seria uma montagem.

As desconfianças viraram certeza quando encontramos uma foto da Cúpula do Mercosul de 2007. A imagem, publicada em uma galeria de fotos de um site do Uruguai, mostra Lula dando um abraço em Hugo Chávez. Detalhe: ambos estão em pé. Segundo detalhe: as poses de Chávez e de Lula são idênticas a da imagem.

Olha a foto original de Lula e Chávez (Portal Montevideo)
Olha a foto original de Lula e Chávez (Foto: Portal Montevideo)

Como uma imagem vale por mil palavras, já temos o veredicto. A imagem que circula na internet e mostra o ex-presidente Lula de joelhos perante Hugo Chávez e Evo Morales é falsa. Trata-se de uma montagem feita em cima de uma imagem de 2007 de um encontro no Uruguai.

Resumindo: a história que aponta que Lula ficou de joelhos para Evo Morales e Hugo Chávez é falsa. Não passa de uma montagem feita em cima de uma foto de 2007 na qual Lula abraça o falecido ex-presidente da Venezuela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
Marcações: