Foto mostra militares botando Lula para correr durante Ditadura #boato

Boato – Imagem mostra Lula, em 1964, caindo no chão após correr de militares durante protesto contra a Ditadura.

A Ditadura Militar representa uma fase bastante triste e obscura na história do Brasil. Instaurada em 1964, após um golpe de Estado, a Ditadura chegou ao fim em 1985. Entretanto, esse período histórico continua bastante presente na atualidade.

Seja por casos não resolvidos ou por fatos que vieram à tona recentemente, a Ditadura é um assunto ainda bastante discutido. Principalmente pela perseguição a políticos e artistas renomados no dias atuais, como o próprio ex-presidente Lula.

E, de acordo com uma história que anda circulando nas redes sociais, Lula teria um registro um tanto quanto constrangedor desse período. Uma foto que acompanha as publicações mostraria militares perseguindo Lula, enquanto o ex-presidente tropeça e cai. “Militares botando Lula pra correr desde 1964”, diz uma das mensagens. A história foi comemorada por alguns internautas. “Anos 60/70. Esta foto não tem preço… o vagabundo do Lula apanhando”, diz outra publicação.

Foto mostrou militares botando Lula para correr durante Ditadura?

A foto está causando uma verdadeira polêmica nas redes sociais desde os últimos meses de 2018. Os comentários variam entre apoio e críticas à ação dos militares. Entretanto, o que algumas pessoas não perguntaram antes de compartilhar a história por aí foi: será que a foto realmente mostra Lula sendo perseguido por militares durante a Ditadura? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Para começo de história, as publicações seguem aquele velho roteiro de fake news na internet: são vagas (não dizem exatamente quando o fato ocorreu e nem dão detalhes sobre o contexto da situação), alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis.

Ao buscar mais detalhes sobre o assunto na internet, descobrimos que a foto, na verdade, é uma montagem. E tem mais! A história também já foi desmentida por serviços de checagem brasileiros (como o Fato ou Fake).

De acordo com os sites, a foto foi tirada por Evandro Teixeira e foi registrada durante o movimento estudantil de 1968, na Cinelândia (RJ). Procurado pela reportagem da Folha da S.Paulo, Teixeira afirmou que o homem que aparece na foto, na realidade, era um estudante de medicina (que ele acredita ter morrido após ser espancado pelos militares, logo após o registro da imagem).

Por fim, vale ressaltar que a foto original, sem a montagem, é um símbolo do período da ditadura militar. A imagem, inclusive, já foi utilizada em diversas reportagens sobre o assunto.

Em resumo: a história que diz que Lula foi fotografado correndo de militares é falsa! A imagem, na verdade, é uma montagem. A foto original foi feita em 1968, por Evandro Teixeira, e mostra um estudante de medicina caindo após correr dos militares. Ou seja, compartilhar as publicações, além de apenas contribuir para a propagação de fake news, também é de extremo mau gosto e crueldade. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)