Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto mostra Lula com o rosto sujo após ser atingido por ovos em comício #boato

Foto mostra Lula com o rosto sujo após ser atingido por ovos em comício #boato

Boato – Depois que a caravana de Lula foi atingida por ovos, imagem mostra ex-presidente com o rosto todo sujo por uma ovada.

Já é sabido que a caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela região Sul do Brasil está sendo um tanto quanto conturbada. Enquanto Lula percorria Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, grupos se organizavam para se manifestar contra o político e o PT.

Um desses eventos foi uma “chuva de ovos” organizada por manifestantes em São Miguel do Oeste (SC) do dia 25 de março de 2018. Em meio aos protestos, uma foto de Lula com o rosto todo sujo por uma ovada começou a circular na internet. No WhatsApp, a foto circulou sem comentário algum.

No Facebook e em blogs, achamos alguns registros. “Não é só ele o sujo, tem outros sujos aí de outros partidos”, disse um internauta. “O sul do brasil recebe com ovadas na cara, lula, já condenado por corrupção”, apontou um link. “Lula é atacado com ovadas e manda PM dar corretivo no povo, mas não imaginava”, diz outro site.

Foto mostra Lula com o rosto sujo após ser atingido por ovos em comício?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Como dito antes, a imagem circulou muito na internet. Mas será mesmo que ela é do ex-presidente após ter sido atingido por ovadas em um comício? A resposta é não. E vamos explicar tudo agora.

É fato que a caravana de Lula teve problemas com manifestantes que jogaram ovos no ex-presidente. Porém, a imagem que o mostra sujo e com uma expressão “xatiada” não passa de uma montagem.

A imagem é, na realidade, do ex-prefeito de São Miguel do Oeste. De acordo com o Portal São Miguel (site de notícias da cidade), Manifestantes contrários ao Partido dos Trabalhadores arremessaram ovos contra Nelson Foss da Silva durante evento de Lula. A imagem na qual foi feita a montagem é essa, feita por Ivan Ansolin:

Foto do ex-prefeito de São Miguel do Oeste sujo de ovos
Foto do ex-prefeito de São Miguel do Oeste sujo de ovos

A montagem foi feita em cima de uma imagem de 4 de março de 2016 no qual Lula foi fotografado com uma expressão de choro em comício na sede do PT após pedido de condução coercitiva por parte de Sérgio Moro na Operação Lava Jato.

Foto de Lula na qual a montagem foi feita
Foto de Lula na qual a montagem foi feita

Resumindo: apesar de a caravana de Lula ter enfrentado protestos com ovos, a foto que mostra o ex-presidente atingido por uma ovada é falsa. Não passa de mais uma montagem que viralizou online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.