Foto de Joaquim Barbosa rasgando a Constituição no STF é falsa

Foto fake que mostra Joaquim Barbosa rasgando Constituição no STF
Foto fake que mostra Joaquim Barbosa rasgando Constituição no STF

Boato – Na sessão do dia 13 de setembro, uma foto flagrou Joaquim Barbosa rasgando a Constituição Brasileira em frente a colegas no STF. A impunidade do mensalão teria motivado a atitude.

Dos personagens que circulam em Brasília, o ministro Joaquim Barbosa é um dos que mais tem o nome atribuído aos boatos na internet. O atual presidente do STF só perde para integrantes do PT quando o assunto são os hoaxes que viralizam na web.

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

A última informação sobre o ministro que tomou conta de blogs e das redes sociais dá conta de que ele teria rasgado a Constituição durante uma sessão do STF. Confira o texto que tem circulado nas redes sociais:

Na secção da última sexta dia 13/09/13 o ministro Joaquim Barbosa presidente do supremo tribunal federal rasga a constituição Brasileira na frente de vários colegas do Supremo e ele afirma: Somos o único caso de democracia no mundo em que condenados por corrupção legislam contra os juízes que os condenaram. Somos o único caso de democracia no mundo em que as decisões do Supremo Tribunal podem ser mudadas por condenados .Somos o único caso de democracia no mundo em que deputados, após condenados, assumem cargos e afrontam o judiciário. Somos o único caso de democracia no mundo em que é possível que, condenados, façam seus habeas corpus, ou legislem para mudar a lei e serem libertos.

Ministro Joaquim Barbosa.

O texto começou a circular antes do último voto em relação ao pedido de embargos infringentes para 12 dos 25 condenados do mensalão. De acordo com o texto, Barbosa teria falado aos colegas do Supremo que o Brasil é o único país em que os condenados legislam contra quem os condenam, que condenados assumem cargos e legislam contra o judiciário.

Apesar de a história ser realmente forte, tudo não passa de um boato. A começar pela foto. Nota-se claramente que é uma montagem (por sinal, não muito bem feita). É possível perceber que a imagem do rosto de Barbosa está muito mais nítida que o fundo da imagem e que as folhas da Constituição estão muito mais borradas. Isso mostra que houve montagem.

Além disso, não houve sessão no STF na sexta-feira (13). A própria agenda do ministro mostrou que no dia 13 de setembro ele não teve compromissos oficiais. O banco de imagens do STF também não registrou fotos desse dia. Por fim, a notícia não saiu em lugar algum da mídia. Com isso, chegamos à conclusão de que, apesar de ser contra os embargos infringentes, Joaquim Barbosa não rasgou a Constituição.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

7 comentários em “Foto de Joaquim Barbosa rasgando a Constituição no STF é falsa

  • 11/07/2014 em 20:02
    Permalink

    Ele está protegendo quem? Ora será que quem desvia dinheiro público não é bandido?

  • 11/07/2014 em 19:57
    Permalink

    O PT fazer reforma política? só pode estar de brincadeira né mesmo sr. Paulo! A única reforma política que o PT quer é transformar este maravilhoso País em comunista, assim como fizeram com Cuba em 1959. Acordo bobo, ainda dá tempo!

  • 07/07/2014 em 20:24
    Permalink

    Ele pode rasgar a biblia da constituiçao.

  • 18/06/2014 em 02:48
    Permalink

    O Brasil não precisa de justiceiro ou vingador, Barbosa tem que cumprir a Constituição. STF está refém do seu próprio presidente, Barbosa não tem mais condições de continuar integrando a Suprema Corte, ele é tão grosseiro e não respeita os colega que ficou sozinho, se ele não sair agora a turma bota ele pra fora, Barbosa abraçou a projeto da Globo agora vai ser fritado.

  • 05/06/2014 em 01:28
    Permalink

    De fato é uma foto fake, mas que traduz perfeitamente o que “ele” fez com a constituição,
    a constituição não é o que ela diz e sim o que o “ministro” diz que ela diz.

  • 02/06/2014 em 15:26
    Permalink

    ESTA IMAGEM NÃO APARECEU NA TELEVISÃO

    SOBRE A FOTO – VAMOS DIVULGAR PESSOAL, PARA O BEM DO BRASIL E DE CADA UM…
    Na seção da ultima sexta feira (28) o ministro Joaquim Barbosa presidente do supremo tribunal federal
    rasgou a Constituição Brasileira na frente de vários colegas do Supremo e afirmou:
    Somos o único caso de democracia no mundo em que condenados por corrupção legislam contra os juízes que os condenaram. Somos o único caso de democracia no mundo em que as decisões do Supremo Tribunal podem ser mudadas por condenados. Somos o único caso de democracia no mundo em que deputados, após condenados, assumem cargos e afrontam o judiciário. Somos o único caso de democracia no mundo em que é possível que, condenados, façam seus habeas corpus, ou legislem para mudar a lei e serem libertos.

  • 14/05/2014 em 17:40
    Permalink

    Sua afirmação seria verdadeira se o mesmo SUPREMO e o mesmo MINISTRO JOAQUIM BARBOSA não estivesse há anos sentado em cima do processo sobre o MENSALÃO TUCANO aberto ANTES MESMO do MENSALÂO do PT. Perde essa Corte a oportunidade histórica de desmistificar o fato de que a CORRUPÇÃO é mais do que a base deste nosso um sistema de governo, é uma cultura secular, que inclusive permeia as camadas populares, a classe média e, principalmente, a elite de nosso País. A Máxima Corte (STF), “escolhendo” entre a podridão generalizada, apenas um partido político (no caso o PT) e esquecendo os demais (em especial o PSDB), se traveste de partido (por ser parcial), politizando seu papel. E com isso ilude, compactua e retroage em anos as conquistas democráticas.

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)