Foto mostra João Doria com cabelos compridos na juventude #boato

Boato – Em montagem comparativa com Bolsonaro, João Doria é mostrado com cabelos compridos na “juventude”.

Pelo menos em termos de política, o ano de 2022 já parece ter chegado. Falamos isso porque o que não tem faltado é comparação entre os “pré-candidatos”. A última que vimos aponta para como eram Jair Bolsonaro e João Doria na juventude.

Nas imagens, Bolsonaro aparece com um corte de cabelo militar e João Doria aparece com cabelos esvoaçantes e crespos. “Tirem suas conclusões: Bolsonaro e Dória na juventude Juventude Bolsonaro-Doria. Tirem suas próprias conclusões”, diz a mensagem. Veja a imagem em questão:

Foto mostra João Doria com cabelos compridos na juventude?

Ok, todo mundo tem direito de escolher qual seria o melhor modelo de jovem (tenho certeza que haverá escolhas para os dois lados). Independentemente do gosto estético ou de lifestyle, cá estamos para apontar uma coisa: não se trata de João Doria na imagem.

Para começar, a mensagem tem características de boatos online como o caráter vago, alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis. E, apesar de a fisionomia da pessoa que é comparada a Bolsonaro ser muito próxima a do governador de São Paulo, não se trata de João Doria nas imagens. Na realidade, a pessoa retratada é o ex-vocalista do Black Sabbath Ronnie James Dio. A foto é de 1983.

É possível encontrar registros de João Doria na década de 1980 (que, por sinal, já não é da “juventude” do ex-governador). Na realidade, o estilo de cabelo da época em que Doria foi presidente da Embratur não difere muito do estilo de hoje.

Resumindo: A foto que seria de João Doria em uma comparação com o presidente Jair Bolsonaro é, na realidade, do ex-vocalista do Black Sabbath Ronnie James Dio. Os registros que temos de João Doria no passado não diferem muito dos atuais do governos de São Paulo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet