Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto mostra “contrato de aposta” entre candidatos nas eleições 2020 #boato

Foto mostra “contrato de aposta” entre candidatos nas eleições 2020 #boato

Foto mostra contrato de aposta entre candidatos nas eleições 2020, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – “Contrato de aposta” entre candidatos a prefeito de todo o Brasil nas eleições 2020 circula nas redes sociais.

As eleições municipais 2020 já estão a todo vapor. O período eleitoral já começou e, no momento, todos os candidatos estão focados em suas propagandas eleitorais. Alguns partidos, entretanto, ainda precisam lidar com a impugnação e o cancelamento de determinadas candidaturas.

Mas parece que os eleitores também andam bastante preocupados com as eleições municipais 2020. Uma história curiosa está circulando nas redes sociais e, de acordo com os internautas, ela tem mostrado como os eleitores estariam engajados nas eleições deste ano.

Segundo publicações, muitos candidatos estariam firmando contratos curiosos em todo o Brasil. De acordo com as imagens que acompanham as publicações, diversos candidatos estariam apostando uma parte do corpo bastante íntima. No caso de derrota, os supostos contratos apontam que o vencedor poderia requerer uma relação íntima com o perdedor (ou delegar a função a outra pessoa). Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Pqpppp As apostas nas eleições na PARAÍBA são diferentes, apostando os C* registrado em cartório e tudo mais”. Versão 2: “Enquanto isso em Olho D’água dos Borges alguém vai se lascar…”. Versão 3: “Política! Segundo informações na cidade de Caruaru estão apostando até os â*** nas eleições, isso é uma vergonha, povo doido”.

Texto do “contrato”: Contrato de aposta Eu, (nome 1), desafio (nome 2) a apostar os C*, no segundo turno na eleição municipal de (cidade). Regras da aposta: O perdedor da aposta deverá dar o C* ao vencedor, ou a uma pessoa determinada pelo vencedor. Apostadores (assinaturas) Testemunhas (assinaturas).

Foto mostra “contrato de aposta” entre candidatos nas eleições 2020?

A informação começou a pipocar nas redes sociais, em especial, no Facebook e caiu na graça dos internautas. Por outro lado, muitos deles ficaram preocupados. As publicações já acumulam dezenas de compartilhamentos. Apesar disso, a história não tem nada de real.

Basta olhar a mensagem para perceber as incoerências. As publicações apresentam diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, nenhum dos homens que aparecem nas imagens são candidatos nas eleições municipais 2020. Uma rápida conferida no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que nenhum dos nomes citados na história constam na base de dados de candidaturas para as eleições municipais desse ano. De acordo com o TSE, o prazo limite para a substituição de candidatos terminou no dia 26 de outubro de 2020. Ou seja, se os nomes não constam no banco de dados do TSE, nenhum dos homens será candidato nessas eleições.

Se isso não bastasse, as imagens utilizadas nas publicações já circulam há algum tempo na internet. Uma das fotos está sendo compartilhada desde as eleições de 2018. Já outra é ainda mais antiga. A imagem foi publicada, pela primeira vez, em 2016.

Por fim, basta fazer uma busca na internet para perceber que os supostos contratos não são novidade. Só no Facebook, encontramos diversos contratos idênticos (para mostrar que a masculinidade frágil não tem limites). E, bem, não é preciso dizer que não temos nenhum registro de que a aposta foi cumprida ou reivindicada. Ou seja, tudo não passa de uma brincadeira.

Em resumo: a história que diz que candidatos das eleições municipais 2020 estariam fazendo “contratos de aposta” é falsa! Ao procurar pelos nomes que aparecem nas imagens, descobrimos que nenhuma das pessoas citadas são candidatos nas eleições municipais deste ano. Se isso não bastasse, as fotos utilizadas são antigas. Uma delas é de 2018 e outra é de 2016. Por fim, descobrimos diversos “contratos” idênticos nas redes sociais e não encontramos nenhuma prova de que a aposta tenha sido cumprida ou reivindicada, mostrando que tudo não passou de uma brincadeira. Ou seja, a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK