Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Formulário Google de carta de adesão dos militares é uma armadilha contra patriotas #boato

Formulário Google de carta de adesão dos militares é uma armadilha contra patriotas #boato

Formulário Google de carta de adesão dos militares é uma armadilha contra patriotas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Cuidado! Está circulando um formulário Google de uma falsa carta de adesão dos militares que é uma armadilha para enganar os patriotas.

Desde o fim do ano passado (após as eleições), um sentimento estranho começou a tomar conta de alguns dos mais fanáticos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Um misto de esperança, ufanismo e teoria da conspiração resultou no episódio do dia 8 de janeiro.

Tudo isso foi fomentado por diversas mensagens que apontavam para o que “está acontecendo”. Vimos, inclusive, algumas destas mensagens circulando nos últimos dias. Uma delas aponta para uma suposta armadilha que estariam armando para “patriotas”.

A mensagem aponta que há um formulário Google chamado Carta de Adesão dos Militares que seria, na realidade, um documento dos “vermelhos” para fazer uma armadilha. É pedido para que não seja assinado o tal documento. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

ATENÇÃO! NÃO ASSINEM NADA. NÃO ENTREM EM SITE ALGUM. OS VERMELHOS ESTÃO DESESPERADOS E ESTÃO PLANTANDO ARMADILHAS Tem um FORMULÁRIO GOOGLE rodando,  falando que é pra apoiar a CARTA DE ADESÃO DOS MILITARES. *NÃO PREENCHAM!*  Esse formulário pode ser modificado após preenchido!

Formulário Google de carta de adesão dos militares é uma armadilha contra patriotas?

O tal alerta, por algum motivo agora em 2023, começou a se espalhar com todas as forças na internet. Porém, a história que aponta para o tal formulário Google da carta de adesão dos militares é falsa. A resposta da história está na mensagem, em um pouco de lógica e em uma busca por fontes confiáveis.

A mensagem já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Ela tem algumas das principais características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a história.

Além disso, o histórico de fake news sobre alertas de coisas “horríveis” que circulam na internet é vasto. Há desde “vídeos que clonariam o seu celular em um minuto” até suposto grupos falsos de “apoio a Moro”.  

Resolvemos buscar pelo tal objeto do alerta (que, aliás, circula desde o final do ano passado). Porém, nada encontramos (e olha que temos um bom radar) sobre a tal “carta de adesão dos militares”. Isso nos faz crer que a mensagem, na melhor das hipóteses, fala de algo que não teve relevância (na pior, fala de algo que não existe).

Para terminar, há o fator lógico: qual seria o grande benefício que “os vermelhos” teriam com um formulário destes? Dados de algumas destas pessoas? Mas o que seria feito com isso? A mensagem, que é (como já falamos) vaga, não dá conta de explicar isso.

Resumindo: há diversos motivos para que você não assine uma tal “carta de adesão dos militares”. Nenhum deles perpassa por ela ser uma “armadilha dos vermelhos”. A mensagem que circula na web fala sobre algo sem consistência e sobre uma ameaça que não tem muita lógica.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm