Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Forças Armadas (FFAA) convoca a imprensa para coletiva amanhã para anunciar intervenção militar #boato

Forças Armadas (FFAA) convoca a imprensa para coletiva amanhã para anunciar intervenção militar #boato

Forças Armadas (FFAA) convoca a imprensa para coletiva amanhã para anunciar intervenção militar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Chegou a hora. As Forças Armadas (FFAA) convocou a imprensa para uma coletiva amanhã às 16h em que vai ser anunciada a intervenção militar.

Vamos ser sinceros. Até mesmo os mais fanáticos intervencionistas já estão perdendo as esperanças em relação a uma intervenção militar (que, frisa-se, seria inconstitucional e configuraria um golpe). Mesmo assim, ainda há mensagens falsas na internet que visam alimentar as esperanças de alguns que seguem em frente aos quartéis.

A última que circula online aponta que as Forças Armadas (mais exatamente o “auto comando”) teria convocado a imprensa para uma coletiva “amanhã às 16h”. Isso significaria o anúncio da intervenção militar. Leia a mensagem que circula online (em alguns casos, atribuída ao comentarista político Paulo Figueiredo Filho):

ATENÇÃO Em nota o auto comando das FFAA convoca a imprensa para uma coletiva amanhã às 16:00 h no QG de Brasília. PREPAREM O GRITO DE LIBERDADE

Forças Armadas (FFAA) convocou a imprensa para coletiva amanhã para anunciar intervenção militar?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Principalmente no WhatsApp, o tal anúncio da “coletiva amanhã” não demorou a se espalhar na internet. Porém, é falsa a informação que aponta que as Forças Armadas fez a tal convocação de coletiva de imprensa da “intervenção militar”.

As mensagens já não ajudam muito. Elas têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis nas Forças Armadas que confirmem a coletiva.

Além disso, há um “detalhe no texto” (mais exatamente no quesito “erros de português”) que chama atenção. Em vez de “alto comando”, se fala em “auto comando”. Isso não passou batido no desmentido de Paulo Figueiredo Filho sobre o assunto. “Isso é FAKE!!!! O que é um AUTO comando??? Que comanda a si mesmo? Ou que dirige um automóvel?”, disse em postagem (essa real) no Twitter.

Ao procurar pelo tal anúncio de coletiva para “intervenção militar” por parte das Forças Armadas, como era de se imaginar, nada encontramos em fontes confiáveis e oficiais. Ou seja: a história (seja com citação a bolsonarista famoso ou não) “brotou” na internet e se espalhou enganando muitos por aí.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que as Forças Armadas (FFAA) convocou uma coletiva de imprensa para anunciar a intervenção militar no Brasil. Trata-se de mais uma fake news de caráter golpista que está circulando por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso