Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Flávio Dino diz que Lula sabia sobre invasão ao Planalto antes do 8 de janeiro #boato

Flávio Dino diz que Lula sabia sobre invasão ao Planalto antes do 8 de janeiro #boato

Flávio Dino confirma que Lula já sabia sobre invasão ao Planalto no dia 8 de janeiro, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Está aí a prova de que Lula armou a invasão ao Planalto no dia 8 de janeiro. Flávio Dino disse que o presidente já sabia anteriormente sobre atos golpistas que iriam ocorrer na Praça dos Três Poderes.

A CPMI dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro está próxima a começar e as fake news de que haviam “infiltrados” entre “patriotas” nos atos golpistas continuam viralizando. A mais nova aponta para uma suposta “confissão” do ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino.

No vídeo, Flávio Dino diz o seguinte: “Chego aqui nesta janela e me defronto com a população enfim poucos manifestantes poucos ou seja algo absolutamente controlável subindo aquela rampa do Congresso alguns já ali próximo ali a as cúpulas, né? Do do Congresso, Câmara do Senado. E obviamente eu, o primeiro telefonema que eu dei foi o Presidente da República, meu chefe imediato, ele já sabia, óbvio, ele disse, presidente podemos fazer isto, isto ou aquilo”.

Junto ao vídeo, há mensagens que dão a entender que Flávio Dino dizia que Lula já sabia desde antes de 8 de janeiro que os ataques ao Palácio do Planalto iriam ocorrer com a magnitude que ocorreram. Leia as mensagens que circulam online:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: BOMBA: Ministro Flávio Dino afirma em entrevista que Lula sabia dos ataques do 8 de janeiro Versão 2: Vídeo do Ministro Flávio Dino assumindo ter visto “patriotas” subindo a rampa do Planalto no 8 de Janeiro, e posteriormente ligando para o Lula, que segundo ele, JÁ SABIA, volta a repercutir nas redes sociais com a TAG #CPMI08DEJANEIROJÁ !

Versão 3: Que historinha  @FlavioDino primeiro não sabia de nada e nem o lula, mas o vídeo gravado mostra tudo ao contrário. Palavra de homem não faz curva. Se existe justiça, você fará companhia pra Anderson Torres. Versão 4: explica isso aí @FlavioDino, quer dizer que lula sabia de tudo mesmo é

Flávio Dino confirmou que Lula já sabia sobre invasão ao Planalto antes do dia 8 de janeiro?

Apesar de, de fato, Flávio Dino ter utilizado os termos “ele já sabia, óbvio”, é falso que isso signifique se haja uma armação da esquerda no dia 8 de janeiro ou mesmo que Lula “já sabia” anteriormente do que ocorreria. A narrativa acabou, aliás, sendo desmascarada pelo próprio ministro.

Antes de falar sobre o ponto específico, é importante atentar para um detalhe: apesar de inúmeras mensagens que tentam, por meio de desinformação, ligar os atos de 8 de janeiro a uma “ação da esquerda”, todas as investigações apontam que os atos de vandalismo foram realizados por pessoas simpáticas a Bolsonaro. Ou seja: a narrativa já é prejudica porque se baseia em uma tese falsa.

Sobre o vídeo, descobrimos que é de uma entrevista a jornalistas do site Correio Braziliense. Vamos citar alguns trechos, mas neste link, é possível ver a resposta completa dos trechos em questão:

“O senhor fez algum contato com Ibaneis no dia 8? Sim. Logo que a crise foi deflagrada, fui avisado e vim para cá. Eu estava próximo, na região do Gama, aqui no DF. Em mais ou menos 25 minutos cheguei aqui. Entrei no ministério pela (avenida) N2. Chego aqui nessa janela e me defronto com poucos manifestantes – ou seja, algo absolutamente controlável – subindo aquela rampa do Congresso. Alguns já estavam ali, próximo às cúpulas do Congresso”, aponta na primeira parte da questão.

Na segunda, é indagado “Qual foi sua reação?”. Ele diz: “Obviamente, o primeiro telefonema que eu dei foi ao presidente da República, meu chefe imediato. Ele já sabia, óbvio. Abri o cardápio jurídico a ele. Eu disse: ‘Presidente, a Constituição prevê o estado de sítio, estado de defesa, intervenção federal, GLO…”.

Nota-se que o ministro aponta para algo que ocorreu em um momento no qual já começava-se a saber publicamente (inclusive com repercussão na televisão) do volume do quebra-quebra em questão. Ou seja: saber que havia um problema não é nada secreto.

Nesta semana, Flávio Dino foi indagado pelo senador Marcos do Val sobre o vídeo. Ele apontou que Lula já sabia porque o assunto já era público. “O senhor pergunta: ‘o presidente Lula foi avisado?’. Claro que foi. Quando eu cheguei, eu telefonei pra ele, e eu digo na entrevista que o senhor mostrou: ‘Claro que ele já sabia’. É porque em Araraquara tem televisão”, disse o ministro na ocasião.

Ou seja: o vídeo em que Flávio Dino diz que Lula “já sabia” não prova em nada a culpa da esquerda nas manifestações de 8 de janeiro. Ele se referia a um momento no qual o assunto já era público e que a ciência de que existia uma manifestação não era algo exclusivo do presidente.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm