Filho do dono da água sanitária Dragão xinga nordestinos em vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra o filho do dono da água sanitária Dragão falando que, depois das eleições, Bolsonaro não vai suportar “o pessoal do Norte e Nordeste” e vai “excluir do grupo”.

O ano é novo, o governo é novo, mas parece que as redes sociais ainda vivem o clima das eleições do ano passado. E um dos temas mais discutidos é justamente o pano de fundo para a história de hoje: a divisão do Brasil entre “Sul e Norte”.

A última história que veio colocar fogo na discussão dá conta de que o filho do dono da empresa Dragão, que produz água sanitária, gravou um vídeo falando mal das pessoas das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Ele diz que “Bolsonaro vai excluir os nordestinos do grupo”. Vamos poupar vocês da filmagem (são comentários, no mínimo, infelizes). Porém, leia transcrição do trecho do vídeo em que ele fala mal dos nordestinos e nortistas:

Fala galera. Beleza? Tranquilo? Eu queria só dizer o seguinte galera. Agora que o Bolsonaro ganhou (FDP), graças a Deus, ele vai excluir os nordestinos do grupo. Ele acabou de me mandar um WhatsApp pessoalmente. Ele falou que é o seguinte: agora é faca na caveira. A gente não vai mais suportar esse pessoal do Acre, de Roraima. Esse pessoal do Norte.

Vou falar… essa galera do Nordeste tem que parar de gastar o dinheiro que o Sudeste produz, p… exatamente, a gente tá cansado de produzir e essa mula… aí vai, não sei o quê, não tem água. Aí, compra um jumento. Não sei o quê. […]

O vídeo é acompanhado da denúncia de quem seria o autor. É interessante frisar que a acusação contra o “dono da água sanitária Dragão” veio de “bolsonaristas” (indignados com o fato do sujeito “queimar o filme” de Bolsonaro) e de “anti-bolsonaristas” (querendo denunciar os fãs do presidente). Leia mensagem:

Filho do dono da água sanitária dragão @aguasanitariadragao, um babaca desse conversando merda… se depender de mim no compro mais nem uma garrafa e ainda vou fazer propaganda contra.. Babaca… Vamos todos Compartilhar e marcar… a empresa desse babaca..

Filho do dono da água sanitária Dragão falou mal dos nordestinos em vídeo?

A tal filmagem se espalhou muito no WhatsApp, Facebook, Instagram e afins e teve muita gente pregando o boicote à marca. Mas será mesmo que o sujeito que fala aquele bando de barbaridades é filho do dono da água sanitária Dragão? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Ao bater o olho na mensagem, já ficamos desconfiados. Ela segue aquele roteiro básico das fake news: é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Ao procurar sobre qualquer declaração dos proprietários da Dragão, nada encontramos.

Um segundo ponto levantou ainda mais as suspeitas. Os sujeitos do vídeo têm um sotaque de Minas Gerais (um dos rapazes veste até uma camiseta do Atlético). Porém, a marca Dragão pertence à empresa Interlândia, com sede (olha só!) em Pernambuco, Ceará e Alagoas. Mais uma busca e descobrimos que a empresa só atua nas regiões Norte e Nordeste (o que deixa o comentário mais estranho ainda).

Ao ligar para a Interlândia, falamos com Evyo Seve, gerente comercial da marca e neto do fundador da empresa (que existe desde 1948). Como imaginávamos, ele negou que qualquer pessoa do vídeo tenha alguma ligação com a Dragão. “A gente não faz ideia de quem são essas pessoas. Só vendemos para o Nordeste e alguma coisa para o Norte. Seria até ilógico falarmos de nós mesmos em um vídeo”, diz.

Evyo também disse que desde que a história se espalhou na internet, ele não fez outra coisa além de “atender ligações”. “Desde 8h da manhã só recebo ligações e tenho que ficar explicando que não é ninguém da Dragão no vídeo”, reclamou. Ele também disse que as páginas oficiais da empresa no Instagram e Facebook desmentiram o boato. Leia a nota oficial:

“Vimos esclarecer ao público, bem como aos nossos consumidores o nosso repúdio ao conteúdo veiculado no vídeo e nas mensagens que circulam nas redes sociais envolvendo o nome da marca DRAGÃO, caracterizando portanto #FAKENEWS.

Ressaltamos, contudo, que a DRAGÃO é uma empresa genuinamente NORDESTINA com muito orgulho, tendo fábricas nos estados de PERNAMBUCO, ALAGOAS E CEARÁ atuando há mais de 70 anos no mercado do Norte/Nordeste. Lembramos ainda que o compartilhamento de #FAKENEWS é crime, previsto em lei.”

Resumindo: a história que aponta que o filho do dono da água sanitária Dragão gravou um vídeo falando mal dos nordestinos é falsa. A pessoa que participa da filmagem (que provavelmente não deveria vazar como vazou) não tem nada a ver com a empresa de água sanitária. Não sabemos quem é (temos ideia, mas não certeza), mas já sabemos quem não é.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

11 comentários em “Filho do dono da água sanitária Dragão xinga nordestinos em vídeo #boato

  • 15/01/2019 em 19:46
    Permalink

    Ele fala mal sim dizendo que o sudeste sustenta o nordeste inclusive citou a seca Com certeza o boicote causou prejuízos a empresa desse parasita E o boicote continua mesmo mudando o nome da marca

    Resposta
  • 10/01/2019 em 22:09
    Permalink

    Porque não publicaram a real foto do filho do dono da Dragão..??

    Resposta
  • 10/01/2019 em 14:25
    Permalink

    vamos aos fatos , em algum momento o comunicado da pagina da empresa desmente o fato de ser o não filho do dono da empresa o cara do video ?
    quando vcs ligaram o gerente falou que o rapaz do video não era filho do dono da empresa?
    o fato da empresa ser instalada em pernambuco não quer dizer que os donos sejam nordestinos eu trabalho em uma empresa que os donos são cariocas e a empresa é no nordeste

    Resposta
    • 11/01/2019 em 23:27
      Permalink

      Então quer dizer que o cara é filho do dono, vc pode afirmar isso?

      Resposta
  • 10/01/2019 em 10:14
    Permalink

    O problema persiste.
    Eu não acredito que os que falam asneiras no vídeo seja filho de alguém da Dragão.
    Contudo, a nota da Dragão, em lugar de por um ponto final na questão, somente fermentou dúvidas .
    Leiam novamente a nota da Dragão é verão que ela limita -se a repudiar o conteúdo do vídeo. Não a qualquer negativa sobre a suposta posteridade de algum dos partícipes.
    A Dragão deveria ter sido taxativa. Nenhum dos que aparecem no vídeo é filho do dono proprietário sócio ou algo que o valha da Dragão.
    Ao não dizer isso, permitiu que proliferassem novas insinuações.
    Sugestão… perguntem de forma objetiva…
    Algum desses que aparecem no vídeo é filho do controlador da Dragão.?
    É a resposta tem que ser objetiva.

    Resposta
  • 09/01/2019 em 21:58
    Permalink

    Resultado: o Dragão não cospe fogo.

    Resposta
  • 09/01/2019 em 21:28
    Permalink

    Estou achando que foi petista que ainda não aceitou a derrota e está jogando os nordestinos contra o presidente Bolsonaro. Eles já fizeram isso antes, dizendo que o nosso presidente mandou os nordestinos comerem capim e o vídeo foi cortado , aquele vídeo foi no rio de janeiro, ele tinha mandado os cariocas . Chora não PT. LULA tá na cadeia.

    Resposta
  • 09/01/2019 em 20:57
    Permalink

    Não sendo o filho do dono da Água Sanitária Dragão, acredito que deveriam ser divulgados os nomes dos verdadeiros palhaços da gravação deste vídeo que, deveriam ser processados e presos.

    Resposta
    • 11/01/2019 em 23:29
      Permalink

      Já foi divulgado os nomes deles em uma reportagem.

      Resposta
  • 09/01/2019 em 20:55
    Permalink

    Qual é o nome do filho do dono da dragão pra eu pesquisar aqui se é ele msm, mande o nome de todos os filhos do dono…

    Resposta
  • 09/01/2019 em 19:34
    Permalink

    Ufa.. Estou com várias embalagens fechadas!! A questão é que na nota a marca não deixou claro essa informação que vocês checaram, que as pessoas não tem nada a ver com a Marca.

    thx

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)