Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > FHC foi fundador do PT e oposição a Lula era apenas teatro #boato

FHC foi fundador do PT e oposição a Lula era apenas teatro #boato

FHC foi fundador do PT e oposição a Lula era apenas teatro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – FHC fundou o PT, nunca foi adversário de Lula, era “maconheiro da USP” e foi falso quando falou sobre reeleição. 

O assunto política tem se tornado um dos temas mais discutidos na sociedade nos últimos anos. Com isso, as fake news sobre política têm dominado a internet e causado muita confusão e desinformação.

E nos últimos dias não tem sido diferente. Com a proximidade das eleições, diversas informações falsas começaram a pipocar nas redes sociais, endossadas por encontros entre adversários políticos. De acordo com uma história que está circulando por aí, parece que a rivalidade entre Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Lula seria pura encenação.

Segundo uma publicação, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso seria um dos fundadores do PT e, por isso, não seria adversário do também ex-presidente Lula. Além disso, ainda segundo a publicação, FHC teria declarado ser contra a reeleição, mas acabou sendo a favor dela. De acordo com a mensagem, FHC também seria um “maconheiro da USP”. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

“E aí, pessoal, gostaram de ver o FHC renovando seus votos de fidelidade ao Lula – ambos BANDIDOS E CANALHAS ? FHC é fundador do PT, para quem não sabe!!!  Ou seja… agora temos revelado o que estava oculto por trás de uma “richa” político partidária entre os dois ladrões…  De um lado, PT da Elite (PSDB) e de outro, o PT dos burros e imbecis.  Só mesmo um cara de Direita, patriota, crente em Deus e valorizador da família estando no poder para fazer dois amigos das antigas voltarem a unir forças contra uma nação ! O PT da elite apostando na popularidade do PT dos burros dos rincões. E este, apostando na intelectualidade de um cara de duas caras que era contra reeleição mas foi a favor dela… vai entender estes “democratas”… Um, maconheiro de  USP, o outro, cachaceiro dos botecos do ABC. Bem que o Habib’s acertou quando criou as coxinhas de mortadela!  Isso é que é visão política.  Bolchevique & Menchevique – quem diria: Lenin e Trotsky se unindo, novamente, a Stalin… Já sabemos no que vai dar!  Eles estão rebolando, fazendo o diabo, e até inimigos se tornando amigos… para poderem voltar a desgraçar o país novamente!”.

FHC foi fundador do PT e oposição a Lula era apenas teatro?

A história fez grande sucesso nas redes sociais, em especial, no Facebook e no WhatsApp. Apesar disso, ela não passa de balela. A explicação está na própria história da fundação do PT e das inúmeras disputas políticas entre os dois ao longo dos anos.

É nítido que a publicação erra (e muito) ao não considerar os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva como adversários. Em 1994 e em 1998, por exemplo, os dois competiram diretamente durante as eleições presidenciais e apresentaram ideias completamente opostas, travando discussões ferrenhas.

Apesar disso, os dois políticos sempre mantiveram uma relação respeitosa e baseada em princípios democráticos, mostrando ser possível manter oposição de uma maneira saudável e sem radicalismos.

Além disso, a principal acusação do texto segue equivocada: Fernando Henrique Cardoso não fundou o PT. Em 1974, FHC ajudou a elaborar a plataforma eleitoral do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e iniciou sua carreira política em 1978, ao concorrer à vaga de senador.

E apesar de ter sido apoiado por líderes sindicais em 1978, como o ex-presidente Lula, FHC não participou da fundação do PT, em 1980. Fernando Henrique Cardoso foi integrante do MDB durante a Ditadura Militar, do PMDB durante a reabertura democrática e ajudou a fundar o PSDB em 1988.

Em nenhum momento Fernando Henrique Cardoso foi filiado ao PT. E de acordo com a história do partido, o PT foi fundado em 1980, tendo como fundadores muitos sindicalistas, trabalhadores, intelectuais, artistas e católicos ligados à Teologia da Libertação (sendo o ex-presidente Lula um dos nomes de maior destaque). Por fim, não existe nenhuma menção a Fernando Henrique Cardoso na história do PT.

Em resumo: a história que diz que FHC nunca foi adversário de Lula e ajudou a fundar o PT é falsa! FHC ajudou a elaborar a plataforma eleitoral do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em 1974, e a fundar o Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB), em 1988. Entretanto, não há nenhuma menção a Fernando Henrique Cardoso na fundação do PT. Além disso, FHC e Lula sempre foram adversários políticos (em especial, nas eleições presidenciais de 1994 e 1998). Apesar disso, sempre mantiveram uma relação respeitosa. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1
Marcações: