Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Fernando Haddad é flagrado comemorando o comunismo no Brasil #boato

Fernando Haddad é flagrado comemorando o comunismo no Brasil #boato

Haddad foi flagrado comemorando implantação do comunismo do PT no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi flagrado em vídeo comemorando o comunismo implantando pelo PT no Brasil.

Quando foi candidato à Presidência da República, em 2018, Fernando Haddad virou figura carimbada em fake news na internet. Hoje, o nome dele tem aparecido menos (mesmo como ministro da Fazenda). Mesmo assim, ainda é possível ver alguns exemplos.

Na história de hoje, um vídeo de Haddad em um encontro do PT está circulando junto com legendas que apontam que ele estaria “comemorando” o comunismo no Brasil. Leia uma das mensagens que está viralizando na internet e assista ao vídeo:

HADDAD FLAGRADO COMEMORANDO O COMUNISMO DO PT NO BRASIL. ESTÃO APAGANDO ESSE VÍDEO DA INTERNET. DIVULGUEM AO MÁXIMO ESSA COMEMORAÇÃO DO COMUNISMO QUE O PT NEGA REPRESENTAR. QUE COISA LINDA DE SE VER.

@proibido.fake.news #fechadocombolsonaro #politicabrasil#politicabrasileira #politica2023 #noticiaspoliticas #politica ♬ som original – DEMOCRACIA E LIBERDADE

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Análise da mensagem que está circulando na internet

Vídeo em questão mostra um momento de efusividade e é acompanhado de mensagens com características de fake news como o tom alarmista (que cita uma “ameaça ao comunismo”), o caráter vago (não é dito quando, onde e o porquê dos gritos), os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis. De quebra, ainda há um pedido de compartilhamento.

Agora, em 2023, a história circulou, principalmente, em redes sociais de vídeos (como o TikTok e Kwai) e aplicativos de mensagens como WhatsApp. O histórico é um capítulo à parte e ajuda na explicação de por que a informação é fake.

Fernando Haddad foi flagrado comemorando o comunismo no Brasil?

O histórico da mensagem é importante por um motivo: essa história já foi desmentida no Boatos.org em 2022. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que foi escrito a respeito do assunto:

Ao contrário do que aponta a mensagem, não se trata de uma “comemoração de implantação do comunismo no Brasil”. Na realidade, o vídeo é de agosto de 2018. Na época, o PT anunciou uma aliança com outros partidos para a candidatura de Lula (que seria indeferida) para as eleições de 2018. Durante o evento, correligionários de alguns grupos e partidos entoaram e cantaram.

Não tem nada de comemoração de implantação do comunismo (até porque o vídeo não é de uma reunião pós-vitória eleitoral). Vale apontar que só o fato de, com uma busca rápida, termos encontrado diversas versões do vídeo, podemos descartar a hipótese de que ele “está sendo apagado da internet”.

Resumindo: é falso que Fernando Haddad tenha sido flagrado “comemorando o comunismo no Brasil”. Nem o comunismo foi “implantado” tampouco a comemoração é em relação a isso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm