Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Felipe Neto prometeu deixar o país e Janones prometeu renunciar se Bolsonaro quebrasse o recorde de audiência em live #boato

Felipe Neto prometeu deixar o país e Janones prometeu renunciar se Bolsonaro quebrasse o recorde de audiência em live #boato

Felipe Neto prometeu deixar o país e Janones prometeu renunciar se Bolsonaro quebrasse o recorde de audiência em live, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Felipe Neto e André Janones tuitam sobre recorde de live e ameaçam deixar o país se Bolsonaro superar recorde de Lula.

Uma diferença de 6,187 milhões de votos separaram os candidatos à Presidência da República, Lula e Jair Bolsonaro. Em meio a mais acirrada disputa presidencial desde a redemocratização, os números de audiência durante as participações ao vivo em entrevistas e debates chamam atenção e retratam a polarização política vivida no país.

Os recordes de audiência da participação dos candidatos em podcasts deram o que falar e geraram uma onda de comentários e fake news nas redes sociais e em grupos de WhatsApp. O último que circula online aponta que o influenciador digital Felipe Neto e o deputado federal André Janones (Avante-MG) ameaçaram deixar o país caso Bolsonaro quebrasse o recorde de audiência em live. As declarações circularam por meio de um suposto print de um tuíte de Felipe Neto e Janones. Leia:

Felipe Neto: O canalha do genocida quer bater o recorde do Lula no podcast Inteligência LTDA hoje. Se esse criminoso bater o recorde eu fecho o meu canal e vou embora do país. O podcast começa 18:30. Sugiro um panelaço bem no horário. Nossas panelas irão calar os milicianos! André Janones: Se o Bolsonaro bater o recorde do Lula no podcast Inteligência LTDA hoje 18:30 eu entrego meu mandato! Impossível ele bater. Se bater adeus câmara pra mim. Vejam como tenho certeza disso a ponto de apostar meu mandato. Aguardem! 

Felipe Neto prometeu deixar o país e Janones prometeu renunciar se Bolsonaro quebrasse o recorde de audiência em live?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Os tuítes e a falsa sensação de “fulano ganhou” devido a quantidade de acessos simultâneos fez com que muita gente compartilhasse a mensagem, mas a verdade é que os tweets não passam de mais um boato da série de prints falsos que circulam por aí.

Pois bem, na última terça-feira (18/10/2022), o ex-presidente Lula bateu o recorde ao conceder entrevista no Flow Podcast, com 1,1 milhão de internautas simultaneamente. Dois dias depois da entrevista de Lula, o presidente Jair Bolsonaro conseguiu bater o recorde de audiência simultânea em um podcast, no YouTube. Foram mais de 1,7 milhão de acessos simultâneos na entrevista do atual presidente no podcast Inteligência Ltda. Os números causaram um verdadeiro frenesi e, a partir daí, surgiram diversos boatos sobre o assunto (leia aqui e aqui).

De cara, os tuítes já levantaram suspeitas. O motivo está nas características da mensagem, que são alarmistas e não citam datas ou fontes confiáveis. Mas não é só isso. A mensagem também segue o enredo clássico de prints falsos e de declarações de famosos e políticos que ameaçam sair do país (leia aqui e aqui).

Ao buscar pelos tuítes, não encontramos vestígios das declarações sobre o recorde de audiência das lives nos perfis oficiais de Felipe Neto e André Janones. Ao contrário, ambos desmentiram as declarações.

Em uma publicação no Twitter, o deputado federal desmentiu a informação e se referiu ao print como “uma montagem tosca”. “O cara é presidente da República, e precisou de uma montagem tosca dessa pra ter audiência? Eu sou ‘foda’, hein? Nem sou candidato a nada e estou sendo protagonista na disputa presidencial mais equilibrada da história! Obrigado, ‘minions’!”, escreveu Janones. Já Felipe Neto, ameaçou abrir processos contra quem está divulgando print fake. “Que delícia, vários processos para abrir contra quem está divulgando ‘print fake’ de que eu iria sair do país e fechar meu canal. Mais dinheiro fácil saindo de bolsonarista que não estuda”, afirmou o influenciador digital.

Note que os supostos tuítes possuem uma fonte diferente da utilizada pela plataforma, além do texto em negrito, o que entrega a farsa. E, com isso, podemos sacramentar que a história não passa de #boato.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso