Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Fátima Bezerra gasta R$ 11 milhões para construir 14 casas no Rio Grande do Norte #boato

Fátima Bezerra gasta R$ 11 milhões para construir 14 casas no Rio Grande do Norte #boato

Fátima Bezerra gasta R$ 11 milhões para construir 14 casas no Rio Grande do Norte, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – No Rio Grande do Norte, governadora do PT Fátima Bezerra constrói 14 casas populares com mais de R$ 11 milhões

Desde as eleições de 2018, a polarização entre esquerda e direita atingiu níveis catastróficos. O centro parou de existir no debate político e, na visão de quem permaneceu, ou se estava de um lado ou de outro.

Por conta disso, o diálogo entre as duas partes se tornou quase nulo. Enquanto isso, o ódio ganhou espaço no debate. E nesse meio tempo, as fake news vieram para piorar a situação e alimentar ainda mais a polarização política.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, a governadora do Rio Grande do Norte pelo PT, Fátima Bezerra, teria gastado mais de R$ 11 milhões para construir apenas 14 casas populares no estado. Confira:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Versão 1: “Fátima bezerra do PT entrega casas populares em Santo Antônio do salto da onça …. Ok! O ERRO!!!! 14 casas populares com investimento de … 11 MILHÕES ONDE ESTÃO VCS PTZADA?????????”. Versão 2: “Fiquei sabendo que a governadora FATIMA BEZERRA entregou 14 casas populares (vamos aplaudir, afinal 14 famílias beneficiadas)….agora adivinha quanto custou está maravilha R$11.000.000,00! Alguém bom de matemática?”. Versão 3: “A Fátima Bezerra, aquela do PT, entregou 14 casas populares ao custo de R$11 milhões. Suponho eu que essas casas sejam em Balneário Camboriú ou Itapema, só pode”.

Fátima Bezerra gasta R$ 11 milhões para construir 14 casas no Rio Grande do Norte?

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais, em especial, no Facebook e agitou os grupos anti-esquerdistas. Entretanto, a história não procede. A explicação fica por conta da falta de provas e da origem da informação

A história de hoje apresenta caráter vago, extremamente alarmista e não apresenta fontes comfiáveis. Como bem sabemos, essas são características de fake news na internet. Além disso, não existem notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. E convenhamos, se a história fosse real, seria um verdadeiro escândalo e, com certeza, a mídia estaria inundada de notícias sobre o assunto.

Ao procurar sobre a história, descobrimos que ela surgiu a partir de uma informação ambígua publicada na própria página da governadora Fátima Bezerra. No dia 21 de dezembro de 2022, a governadora pelo PT no Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, fez uma publicação onde destacava a entrega de 14 moradias do programa Pro Moradia, com um investimento de R$ 11 milhões.

Porém, existe um detalhe bastante importante. O valor citado pela governadora Fátima Bezerra diz respeito ao investimento total no programa Pro Moradia e não apenas às 14 casas populares entregues em dezembro de 2022.

Após a história viralizar, a Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento (CEHAB) do Rio Grande do Norte emitiu uma nota onde explica toda a situação. De acordo com a CEHAB, o valor investido para a construção das 14 casas populares que foram entregues no dia 21 de dezembro de 2022 foi na ordem de R$ 800 mil.

NOTA DE ESCLARECIMENTO. A Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento – CEHAB esclarece que o investimento na construção das 14 casas entregues no dia 21 de dezembro deste ano, no município de Santo Antônio, é da ordem de R$ 800 mil. O custo de cada imóvel, portanto, é de aproximadamente R$ 57 mil. O montante de R$ 11 milhões em investimentos refere-se à totalidade da contrapartida do Estado para o Programa Pro Moradia no Rio Grande do Norte, conduzindo com recursos próprios do Governo do Estado. 

Por fim, a história também acabou desmentida em uma página local. Segundo o site RN Fato ou Fake (do governo do estado), o valor usado para a construção de cada uma das casas foi de R$ 57 mil reais. Ainda segundo a página, a estimativa é que o Estado entregue 765 casas em 46 municípios do Rio Grande do Norte.

Em resumo: a história que diz que a governadora do Rio Grande do Norte pelo PT, Fátima Bezerra, usou mais de R$ 11 milhões para construir apenas 14 casas populares é falsa! A história surgiu a partir de uma publicação ambígua da própria governadora, mas a Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento (CEHAB) logo explicou a situação. De acordo com a CEHAB, o dinheiro usado para construir as 14 casas foi no valor de R$ 800 mil. O valor de R$ 11 milhões diz respeito ao investimento total do Estado no Programa Pro Moradia (que está construindo as unidades habitacionais). Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: