Faqueiro de ouro dado pela rainha Elizabeth II foi roubado por Lula #boato

Boato – O faqueiro de ouro que foi dado de presente pela rainha Elizabeth II ao ex-presidente Costa e Silva em 1968 foi roubado pelo ex-presidente Lula e está em um cofre no Banco do Brasil.

Agora, passados alguns dias da morte da rainha Elizabeth II, que estão começando a viralizar fake news sobre o episódio. A história que tem viralizado agora aponta para um “roubo de Lula” relacionado à rainha.

Uma publicação aponta que Lula roubou um faqueiro de ouro que havia sido dado de presidente por Elizabeth II ao então presidente do Brasil Costa e Silva em 1968. A mensagem aponta que o faqueiro do Palácio do Planalto sumiu em 2011 (após Lula deixar a Presidência da República) e foi encontrado em um cofre no Banco do Brasil que pertencia ao ex-presidente. Leia a mensagem que circula online:

O FAQUEIRO QUE FOI NA MUDANÇA Em 1968, quando de sua visita oficial ao Brasil, a Rainha Elizabeth II do Reino Unido presenteou o então Presidente da República, o Marechal Arthur da Costa e Silva (1899-1969), com um faqueiro de ouro. Quando Costa e Silva deixou a Presidência da República, no ano seguinte, o faqueiro permaneceu no Palácio do Planalto, como patrimônio da Nação Brasileira.

De 1969 a 2003, os Presidentes Médici, Geisel, Figueiro, Sarney, Collor de Mello, Franco e Cardoso entraram e saíram da Presidência, e o faqueiro de ouro continuou no Palácio do Planalto, pois continuava a pertencer à Nação Brasileira.

Veio Lula, em 2003, e saiu, em 2011. Onde foi parar o faqueiro? Ele foi encontrado na semana passada, em um cofre do Banco do Brasil, pertencente ao ex Presidente Lula. Junto do faqueiro, foram encontrados vários outros itens pertencentes ao Estado, mas que Lula levou na mudança; dentre eles, uma imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo crucificado, feita no século XVI, que ficava pendurada na gabinete do Presidente da República.

Faqueiro de ouro dado pela rainha Elizabeth II foi roubado por Lula?

É claro que uma bomba como essa, em período eleitoral, não iria demorar a se espalhar na internet. Só que, além de a história que aponta para o “roubo do faqueiro” ser falsa, ela já foi desmentida em 2016 no Boatos.org.

Na época, apontamos para alguns pontos importantes. Um deles estava no próprio caráter do conteúdo. Os textos que circulavam online eram vagos, alarmistas, tinham erros de português e não citavam qualquer fonte confiável que comprovasse a informação. Para piorar, a imagem que estava sendo utilizada como “de ilustração” não era do faqueiro da rainha Elizabeth II. Tratava-se, na realidade, de uma foto retirada de um site de leilões.

Já na época, levantamentos que fizemos já apontavam que não havia faqueiro algum entre a lista de bens do ex-presidente Lula. Situação que não mudou entre 2016 e 2022. Além de faqueiro algum ter sido encontrado entre os bens de Lula (é importante lembrar que neste período, ele chegou a ser preso e foi feita uma devassa em seus bens), a história foi desmentida pela própria equipe do ex-presidente e por outros sites de checagem.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ex-presidente Lula roubou um faqueiro de ouro do Palácio do Planalto. A fake news sobre o presidente circula desde 2016, já foi desmentida na época e só ganhou força por conta da morte da rainha Elizabeth II.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet