Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Família Obama serve funcionários que os serviram por 8 anos #boato

Família Obama serve funcionários que os serviram por 8 anos #boato

Boato – Grande exemplo! Em despedida, família Obama serve funcionários da Casa Branca que os serviram por oito anos.

Barack Obama disputou e venceu duas eleições para a Presidência dos Estados Unidos – a primeira em 2008 e a segunda em 2012. Primeiro negro a ocupar a Casa Branca, Obama deixa um legado transformador.

Família Obama se despede servindo funcionários da Casa Branca , diz boato
Família Obama se despede servindo funcionários da Casa Branca , diz boato

Durante seu mandato, Obama ampliou o acesso à saúde, avançou nos direitos dos homossexuais, na imigração, no controle de armas e nas mudanças climáticas. Mas, ao que tudo indica, não são apenas esses os motivos que fazem de Obama um presidente “exemplo”.

De acordo com um vídeo que tem sido compartilhado no Facebook, a Família Obama se despediu de seus funcionários em grande estilo: serviram aqueles que os serviram por oito anos. Leia o que diz a publicação:

NÃO ESQUEÇA DE CURTIR A PÁGINA. Família Obama se despede dos funcionários que os serviram por oito anos, servindo-os, mostrando que bons exemplos obrigatoriamente deve vir de cima para baixo!
QUAL FOI O PRESIDENTE BRASILEIRO QUE FEZ ISSO?

Família Obama serve funcionários que os serviram por 8 anos?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A publicação chegou a 158 mil curtidas, 13 mil comentários e mais de 300 mil compartilhamentos. Mas o que todos não sabiam é que nem tudo nessa história é real (na verdade quase nada é real), o Boatos.org resolveu checar as informações repassadas na internet. Veja o que encontramos.

Como você já deve imaginar, a publicação possui características de boatos. São comoventes, sem datas e fontes confiáveis, além de pedidos de curtidas e compartilhamento. Só com isso já dá para ficar com um pé atrás.

Primeiramente, Barack Obama deixará a Casa Branca no dia 20 de janeiro de 2017, o que não justifica uma despedida tão antecipada. Ao que tudo indica a família se mudará para o bairro de Kalorama, situado no noroeste de Washington.

O vídeo, em que a família serve, supostamente, funcionários da Casa Branca é real. Mas, não se tratam de funcionários da Casa Branca e, sim, veteranos de guerra. As imagens foram registradas em novembro, no Dia de Ação de Graças (Tranksgiving).

De acordo com o Daily Mail, a família distribuía os alimentos, enquanto conversavam com veteranos de guerra. O jantar foi realizado no “Forças Armadas Retirement Home”, onde vivem 405 ex-militares.

Apesar da despedida não ter acontecido, uma foto que viralizou nas redes sociais mostra como Obama era querido pelos funcionários da Casa Branca. A imagem, que tomou conta da web, retrata a “animação” dos funcionários ao ver a recepção do presidente ao novo eleito, Donald Trump em 9 de novembro de 2016. 

Ou seja, a família Obama não serviu funcionários que os serviram por 8 anos. A história que aponta que isso aconteceu usou um vídeo gravado em um contexto totalmente diferente e viralizou por aí. Boato.