Família Obama serve funcionários que os serviram por 8 anos #boato

Boato – Grande exemplo! Em despedida, família Obama serve funcionários da Casa Branca que os serviram por oito anos.

Barack Obama disputou e venceu duas eleições para a Presidência dos Estados Unidos – a primeira em 2008 e a segunda em 2012. Primeiro negro a ocupar a Casa Branca, Obama deixa um legado transformador.

Família Obama se despede servindo funcionários da Casa Branca , diz boato
Família Obama se despede servindo funcionários da Casa Branca , diz boato

Durante seu mandato, Obama ampliou o acesso à saúde, avançou nos direitos dos homossexuais, na imigração, no controle de armas e nas mudanças climáticas. Mas, ao que tudo indica, não são apenas esses os motivos que fazem de Obama um presidente “exemplo”.

Confira também: Alerta de golpe! É falso que Atacadão esteja dando brindes no WhatsApp

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

De acordo com um vídeo que tem sido compartilhado no Facebook, a Família Obama se despediu de seus funcionários em grande estilo: serviram aqueles que os serviram por oito anos. Leia o que diz a publicação:

NÃO ESQUEÇA DE CURTIR A PÁGINA. Família Obama se despede dos funcionários que os serviram por oito anos, servindo-os, mostrando que bons exemplos obrigatoriamente deve vir de cima para baixo!
QUAL FOI O PRESIDENTE BRASILEIRO QUE FEZ ISSO?

Família Obama serve funcionários que os serviram por 8 anos?

A publicação chegou a 158 mil curtidas, 13 mil comentários e mais de 300 mil compartilhamentos. Mas o que todos não sabiam é que nem tudo nessa história é real (na verdade quase nada é real), o Boatos.org resolveu checar as informações repassadas na internet. Veja o que encontramos.

Como você já deve imaginar, a publicação possui características de boatos. São comoventes, sem datas e fontes confiáveis, além de pedidos de curtidas e compartilhamento. Só com isso já dá para ficar com um pé atrás.

Primeiramente, Barack Obama deixará a Casa Branca no dia 20 de janeiro de 2017, o que não justifica uma despedida tão antecipada. Ao que tudo indica a família se mudará para o bairro de Kalorama, situado no noroeste de Washington.

O vídeo, em que a família serve, supostamente, funcionários da Casa Branca é real. Mas, não se tratam de funcionários da Casa Branca e, sim, veteranos de guerra. As imagens foram registradas em novembro, no Dia de Ação de Graças (Tranksgiving).

De acordo com o Daily Mail, a família distribuía os alimentos, enquanto conversavam com veteranos de guerra. O jantar foi realizado no “Forças Armadas Retirement Home”, onde vivem 405 ex-militares.

Apesar da despedida não ter acontecido, uma foto que viralizou nas redes sociais mostra como Obama era querido pelos funcionários da Casa Branca. A imagem, que tomou conta da web, retrata a “animação” dos funcionários ao ver a recepção do presidente ao novo eleito, Donald Trump em 9 de novembro de 2016. 

Ou seja, a família Obama não serviu funcionários que os serviram por 8 anos. A história que aponta que isso aconteceu usou um vídeo gravado em um contexto totalmente diferente e viralizou por aí. Boato.