Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Fake: brasileiro executado na Indonésia será homenageado com busto

Fake: brasileiro executado na Indonésia será homenageado com busto

Marco Archer vai ganhar busto no Rio de Janeiro, diz boato
Marco Archer vai ganhar busto no Rio de Janeiro, diz boato

Boato – Depois de ser condenado à morte por tráfico de drogas, Marco Archer será homenageado com um busto no Rio de Janeiro.

A condenação do brasileiro Marco Archer na Indonésia tem dado o que falar. Depois de ser executado no dia 18 de janeiro de 2015 e cumprir uma pena de morte por tráfico de drogas no país asiática, Archer virou um dos assuntos mais comentados em redes sociais.

Boa parte das pessoas que se manifestaram online apoiou a condenação. No meio desses comentários, começou a aparecer a informação de que Marco Archer seria homenageado no Brasil. Uma das notícias (desmentida ontem no Boatos.org) apontava que Dilma havia declarado luto de três dias pela morte de dele.

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Já outra informação que começou a aparecer a na internet aponta que o brasileiros executado na Indonésia vai ganhar um busto no Rio de Janeiro. A notícia foi publicada inicialmente no blog “O Reacionário”. Leia trechos do texto:

Brasileiro executado na Indonésia será homenageado com busto no Rio de Janeiro

Marco Archer, executado na Indonésia no dia 17 de janeiro por tráfico de drogas, será homenageado com a inauguração de um busto seu na estação Pavuna da Linha 2 do Metrô carioca.

Agora o ex-traficante será merecidamente homenageado pela prefeitura do Rio de Janeiro e ganhará um busto como forma de reconhecimento pois representaria os cidadãos cariocas. O prefeito Eduardo Paes diz que tem apoio da presidente Dilma Rousseff e que esta estará presente na solenidade.

“A morte de Marco representa a luta não só do povo carioca por um mundo mais justo, mas sim de todo o povo brasileiro, daí a importância de se preservar a imagem dessa pessoa que contribuiu muito para o progresso da humanidade”, disse Eduardo Paes.

“A homenagem faz parte de uns dos projetos da Pátria Educadora. É preciso mostrar para o povo brasileiro o quão é atrasada a pena de morte em qualquer lugar que seja. Marco era pai de família e devemos estar sensibilizados por ela. Espero que quando as pessoas virem o busto de Marco olhem e lembrem o exemplo de civilidade e respeito que ele quis nos transmitir”, disse Dilma em mais recente pronunciamento.

Apesar de o governo brasileiro realmente ter se mostrado consternado pela morte de Marco Archer, a notícia de que ele seria homenageado com busto é falsa. O primeiro indício disso está nas declarações dadas no texto. Tentamos procurar pelas falas de Eduardo Paes e Dilma e, exceto neste blog, nada foi encontrado. Será que só esse blog teria conseguido a informação? Estranho, né?

Tentamos procurar pelas fontes oficiais para descobrir algo sobre a tal notícia. Mas não encontramos nada no site da Prefeitura do Rio de Janeiro ou no site oficial do Planalto sobre qualquer busto para Marco Archer.

Por fim, tentamos procurar a imagem que ilustra a “matéria”. Ela é simplesmente uma imagem representativa de busto tirada do site Bustos.com.br e é de Laudo Natel, ex-governador de São Paulo.

Com isso, podemos atestar que de a informação de que Marco Archer, o brasileiro executado na Indonésia, vai receber um busto no Rio de Janeiro é falsa. Tudo não passa de um texto fictício escrito em um blog.

PS: esse artigo foi uma sugestão da leitora Suely Tavares. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.