Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ex-funcionário demitido pelo TSE diz que tem provas da fraude e que bomba vai explodir até 20 de dezembro #boato

Ex-funcionário demitido pelo TSE diz que tem provas da fraude e que bomba vai explodir até 20 de dezembro #boato

Ex-funcionário demitido pelo TSE diz que tem provas da fraude e que bomba vai explodir até 20 de dezembro, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O funcionário demitido pelo TSE por ter denunciado fraude nas urnas eletrônicas disse que tem provas da fraude e que uma bomba vai explodir até dia 20 de dezembro.

Por mais que estejamos em clima de Copa de Mundo, pelo menos as fake news parecem não ter “virado a chave” ainda. Tanto que, diariamente, temos desmentir alguma fake news com acusação de fraude nas eleições. A mais nova é um vídeo atribuído a uma figura que, em um momento da campanha, ganhou os holofotes.

Um vídeo de um homem apontando que “a fraude foi comprovada” e que uma “bomba iria explodir antes do dia 20 de dezembro de 2022” (ou seja, antes da diplomação de Lula). “E o ex funcionário do TSE dizendo que tem provas da fraude? Serve?”, “rapaz que foi demitido do TSE” e “O ex funcionário do Xandão no TSE disse que tem provas concretas da fraude”, são três das mensagens que circulam com o vídeo. Leia a transcrição:

Eles estão é é formando ministério né? Estão distribuindo o ministério né? Vai cortar isso, vai cortar aquilo, vai fazer isso pra fazer com que a nação entenda né? Que já está tudo acabado, tudo definido e que ele aceitou ele aceitou nada

Ele está apenas esperando o momento certo. Já temos as prova e até o dia vinte olha até o dia vinte de dezembro tá? Essa bomba vai explodir. Querido eu não tenho medo de morrer não Hã? Se for preciso ir pra guerra nós vamos pra guerra. Porque eu nasci pra isso. Eu nasci pra morrer um dia.

Ex-funcionário demitido pelo TSE diz que tem provas da fraude e que bomba vai explodir até 20 de dezembro?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Assim como em tantos outros casos, a denúncia “bomba” deixou muita gente com a “pulga atrás da orelha” em relação as eleições. Porém, a pessoa que está no vídeo não é o funcionário exonerado do TSE durante o pleito eleitoral.

Para quem não se lembra, houve um momento da campanha em que correligionários de Bolsonaro começaram a apontar que rádios de algumas cidades estavam deixando de exibir peças eleitorais do atual presidente.

Em meio a denúncia, um funcionário do TSE veio a público dizer que foi exonerado do seu cargo por ter alertado sua chefe das irregularidades. O funcionário voltou a trabalhar pelo TRE-DF (órgão do qual estava cedido ao TSE) e o “favorecimento das rádios” não foi comprovado.

Contamos essa história para apontar que a pessoa do vídeo, ao contrário do que apontam as mensagens, não é o funcionário exonerado (que é algo diferente de demitido). A aparência do servidor exonerado, que se chama Alexandre Fomes Machado, é completamente diferente da do homem do vídeo.

Por sinal, a marca d’água do Kwai que está no vídeo, com o nome de Eder A Lima, entrega o nome da pessoa que gravou. Nome que, aliás, não consta na lista de servidores ou de pessoas demitidas/exoneradas pelo TSE. Na realidade, foi mais uma pessoa que gravou um vídeo falando sobre fraude nas urnas sem apresentar qualquer prova.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o “funcionário demitido do TSE” disse que há provas da fraude nas eleições e que uma bomba vai explodir no Brasil. A pessoa do vídeo não é o funcionário exonerado e seu nome não consta na lista de servidores atuais ou demitidos do órgão.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso