Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Narrativa de que evento de Lula no Recife estava vazio e foi um fiasco não procede

Narrativa de que evento de Lula no Recife estava vazio e foi um fiasco não procede

Evento de Lula no Recife em abril de 2024 estava vazio, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um evento de Lula no Parque Dona Lindu (Recife) estava vazio e foi um fiasco do presidente

Análise

Lula realizou, na primeira semana de abril, uma série de viagens para capitais do Nordeste. No Recife, ele participou junto com outros políticos (como a governadora de Pernambuco Raquel Lyra e o prefeito do Recife João Campos) do lançamento do Sistema Nacional de Cultura.

Um vídeo da parte externa do Parque Dona Lindu (onde ocorreu o evento) está circulando na internet como uma prova de que o “evento flopou”. Junto ao vídeo, que mostra o parque com poucas pessoas, estão circulando mensagens que apontam que o evento “ficou vazio”. Leia e veja o vídeo:

Versão 1: O Nine em Recife -PE kkkkkkk LULA NÃO TEM ELEITORES. COMO ELE VENCEU AS ELEIÇÕES? NINGUÉM FOI AO EVENTO PRESTIGIA-LO. EVENTO VAZIO, VERGONHA. A CADA NOVO EVENTO , UM NOVO FIASCO DOS TAIS “60 MILHÕES” DE ELEITORES QUE NÃO EXISTEM, A FARSA ESTÁ EVIDENTE !!!

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Versão 2: ONDE ESTÃO OS APOIADORES? Lula passa vergonha em Recife em evento vazio. Veja o vídeo Versão 3: PETISTAS ABANDONAM LULA NO NORDESTE Lula foi à Recife e não sabia que uma multidão de ninguém estava o aguardando, para saber mais assista o vídeo.

Checagem

Como o conteúdo deu o que falar, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) Qual é o contexto do vídeo que mostra o Parque Dona Lindu no Recife? 2) O evento de Lula no Recife ficou, de fato, vazio? 3) A quantidade de pessoas em um evento mostra que a eleição de Lula foi uma fraude?

Qual é o contexto do vídeo que mostra o Parque Dona Lindu no Recife?

O vídeo em questão foi filmado da área externa do Parque Dona Lindu, onde fica o Teatro Luiz Mendonça, no dia do evento em que Lula participou. A filmagem é atribuída a um ex-membro do governo Bolsonaro.

De fato, não há muitas pessoas na área externa do evento. Porém, isso não prova de que o evento com Lula estava, de fato, vazio.

O evento de Lula no Recife ficou, de fato, vazio?

Para entender a questão, é preciso fazer uma análise de como foi organizado o evento. De acordo com esta matéria de antes do evento, a solenidade de lançamento do do Sistema Nacional de Cultura era fechada para convidados.

Como é possível ver no vídeo, a filmagem foi feita da área externa em um momento que o evento já havia começado. Ou seja: não é possível avaliar o sucesso ou fracasso de um evento com este recorte.

Ao buscar por imagens internas do Teatro Luiz Mendonça, é possível ver que, no mínimo, o evento teve um bom público. De forma alguma, é possível dizer que o local estava vazio. Assista:

A quantidade de pessoas em um evento mostra que a eleição de Lula foi uma fraude?

Para além da informação falsa sobre o evento, é preciso jogar luz para uma narrativa recorrente: a de que a quantidade de pessoas em um evento pode ser a prova de que as eleições foram fraudadas. Esta teoria não se sustenta.

Primeiro, porque uma eleição não é medida pelo número de pessoas que se dispõem a ir para as ruas por político A ou B. O voto de um militante fervoroso tem o mesmo peso de alguém que votou por ocasião nas urnas.

Além disso, não existem (apesar de fake news apontarem para o contrário) qualquer prova de que houve alguma fraude durante as eleições de 2022. Lula ganhou, Bolsonaro perdeu e fim.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o evento de Lula no Recife tenha ficado vazio ou sido um fiasco. A narrativa que está circulando na internet é enviesada e não se sustenta a uma análise mais profunda sobre o evento no Parque Dona Lindu.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).