Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Estados Unidos rompem relações com o Brasil enquanto Lula for presidente #boato

Estados Unidos rompem relações com o Brasil enquanto Lula for presidente #boato

Estados Unidos rompem relações com o Brasil enquanto Lula for presidente, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – EUA decidiram romper as relações com o Brasil enquanto o Lula for presidente. Sugestão de congressistas é que apenas no próximo presidente negócios passem a ser feitos.

As declarações do presidente Lula sobre a guerra na Ucrânia repercutiram mal em alguns setores da sociedade. Só que, de acordo com uma mensagem que está sendo compartilhada por opositores do presidente, até o presidente Joe Biden resolveu romper com o Brasil.

Um vídeo de um jornal da TV Cultura que fala sobre um pedido de congressistas para que Biden “rompa” com o “presidente brasileiro” está acompanhado da seguinte mensagem: “Estados Unidos, rompem relação com o Brasil enquanto Lula for presidente”.

Estados Unidos rompem relações com o Brasil enquanto Lula for presidente?

A tese não demorou a se espalhar em redes sociais. Só que, ao contrário do que apontam as mensagens, é falso que os EUA romperam as relações com o Brasil por causa de Lula em 2023.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Na realidade, a mensagem (que tem algumas características de fake news como o tom alarmista e erros de português) se baseia em (e corta) um vídeo que aponta para algo que não se concretizou e que não tem relação com Lula.

O vídeo do Jornal da Cultura é de 15 de outubro de 2021. A matéria apontava, de fato, para um pedido de congressistas norte-americanos. Porém, o pedido era que Biden rompesse com o Brasil enquanto Bolsonaro fosse presidente (algo que não se concretizou). É possível ver o conteúdo original abaixo:

Resumindo: é falso que os Estados Unidos anunciaram que romperam relações com o Brasil em 2023. O vídeo que está circulando é de 2021, de um gesto de protesto a Bolsonaro e que não se concretizou.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm