Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Esquerda e centrão vão derrubar MP que cria pensão para crianças com microcefalia #boato

Esquerda e centrão vão derrubar MP que cria pensão para crianças com microcefalia #boato

Esquerda e centrão vão derrubar MP que cria pensão para crianças com microcefalia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A “esquerda” e o “centrão” se uniram para derrubar a Medida Provisória (MP) editada por Bolsonaro que cria pensão vitalícia para crianças com microcefalia.

Desde 2013, período em que a polarização política começou a se acirrar no Brasil, notícias sobre os bastidores da política nacional têm ganhado espaço na mídia (muitas delas, diga-se de passagem, não se concretizam). É claro que criadores de fake news iriam se aproveitar desse movimento para espalhar “umas” por aí.

A última delas aponta que partidos do “centrão” e da “esquerda” decidiram se unir para derrubar a Medida Provisória (MP) do presidente Jair Bolsonaro que prevê o pagamento de pensão vitalícia para crianças que nasceram com microcefalia em decorrência a efeitos do zika vírus entre 2015 e 2018. Leia a mensagem (que foi publicada em blogs e redes sociais):

Esquerda e Centrão decidem derrubar MP de Bolsonaro que cria pensão a crianças com microcefalia Fonte do Congresso informa que deputados da esquerda e do ‘centrão’ se uniram para derrubar o decreto do presidente Bolsonaro que garante pensão vitalícia a crianças com microcefalia. […]

O presidente Jair Bolsonaro assinou no inicio do mês Medida Provisória que institui a pensão especial vitalícia para crianças com microcefalia decorrente do vírus Zika , nascidas entre 2015 e 2018. O valor é de um salário mínimo. […]

Esquerda e centrão vão derrubar MP que cria pensão para crianças com microcefalia?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A história se espalhou muito na internet, principalmente entre grupos de bolsonaristas, e fez muita gente ficar irritada com a “esquerdalha” do Congresso. Só há um detalhe nisso tudo, a história que circula online é falsa. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A primeira coisa que resolvemos fazer (e, na realidade, já solucionou a questão) foi procurar por detalhes sobre a tal bomba (que não faz muito sentido, por sinal). De cara, descobrimos que a tal “denúncia” não está em nenhum site que trata de bastidores da política ou mesmo em algum veículo de mídia. Se fosse real, com certeza estaria.

Vale dizer que há, sim, críticas a medida. A maior delas é pelo fato de ela ser restritiva a crianças que nasceram entre 2015 e 2018. De acordo com essa matéria do Estadão, a Frente Nacional na Luta pelos Direitos da Pessoa com a Síndrome Congênita do Zika Vírus reivindica que o benefício seja estendido a crianças que nasceram em outros anos (como 2019). Mesmo nessa matéria, não é possível ver qualquer participação de “esquerda” ou “centrão”.

A segunda coisa que descobrimos foi que a “notícia” foi publicada inicialmente em um site que “vive” de publicar fake news. De lá, há notícias como da jovem que quer “se vender” por um iPhone. De sites “clones” (muitos criadores de notícias falsas mantêm diversos sites), há tantas outras notícias desmentidas aqui.

Vamos racionar. 1) Uma notícia bomba surge na internet. 2) Ela não faz muito sentido. 3) Não é encontrada em nenhuma fonte confiável/que cobre política. 4) Surgiu em um site de fake news já manjado por aqui.

Resumindo: a história que aponta que a esquerda e o centrão (seja lá o que isso signifique) estão se unindo para derrubar a Medida Provisória que prevê um benefício para crianças com microcefalia é falsa. É mais um boato que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.