Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que esposas de militares tenham feito manifestação golpista na Vila Militar em 2024

É falso que esposas de militares tenham feito manifestação golpista na Vila Militar em 2024

Esposas de militares fizeram manifestação na Vila Militar de Deodoro em 2024, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Esposas de militares resolveram se mobilizar e fizeram uma manifestação na Vila Militar de Deodoro (Rio) em 2024.

Análise

Temos notado um aumento nas fake news de cunho golpista nos últimos dias. Uma das provas está no assunto que vamos falar hoje e trata de mais um “movimento pró-Bolsonaro”.

De acordo com mensagens que estão viralizando em redes sociais e aplicativos de mensagens, “esposas de militares” teriam se mobilizado e começado a agir.

Isso teria ocorrido no Rio de Janeiro, mais exatamente na Vila Militar de Deodoro. Elas teriam realizado uma manifestação no local a favor de Bolsonaro e de uma “intervenção federal” (em outras palavras, golpe). Leia algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: Esposas de militares estão se mexendo!!! Esse movimento aconteceu hoje – 10 Mar 24 – na vila militar de Deodoro – RJ. Versão 2: Esposas de militares estão se mexendo!!! Esse movimento aconteceu ontem domingo- 10 Mar 24 – na vila militar de Deodoro – RJ. QUERO SABER O QUE ESSES MELANCIAS VÃO FAZER

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que houve uma manifestação de esposas de militares na Vila Militar de Deodoro em 2024? 2) Qual é o contexto do vídeo na Vila Militar de Deodoro? 3) Esposas de militares fizeram alguma manifestação recente?

É verdade que houve uma manifestação de esposas de militares na Vila Militar de Deodoro em 2024?

Não é verdade. Além de não constar em nenhuma fonte confiável qualquer manifestação relacionada às “esposas de militares” na Vila Militar de Deodoro (no Rio de Janeiro) em 2024, o vídeo que está circulando na internet foi gravado em outro contexto.

Qual é o contexto do vídeo na Vila Militar de Deodoro?

Na realidade, o vídeo foi gravado em novembro de 2022. Ele é do período pós-derrota de Bolsonaro nas eleições presidenciais em que “simpatizantes” começaram a acampar em frente a quartéis para pedir um golpe de estado. O vídeo é de uma destas situações e foi, inclusive, retratado em um vídeo no YouTube como de 2022. 

Esposas de militares fizeram alguma manifestação recente?

Não consta em nenhuma fonte confiável qualquer manifestação recente por conta de esposas de militares. Por sinal, em nenhum momento (nem mesmo durante o ápice das manifestações golpistas) houve um “protesto de esposas de militares”.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que esposas de militares tenham feito uma manifestação pedindo intervenção militar em 2024. O vídeo da Vila Militar de Deodoro (Rio de Janeiro) é de 2022 e não é de um protesto de esposas de militares.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).