Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo que fala que “vazou escritório de Lula dentro do STF” não apresenta provas e usa artigo de opinião como fonte

Vídeo que fala que “vazou escritório de Lula dentro do STF” não apresenta provas e usa artigo de opinião como fonte

Escritório de Lula foi encontrado dentro do STF, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Mensagem que aponta que vídeo revelou que um escritório de Lula foi encontrado dentro do STF. 

  Análise

Está viralizando em redes sociais e no WhatsApp um vídeo que apontaria para uma bomba revelada por uma “notícia”: teria sido encontrado um “escritório de Lula dentro do Supremo Tribunal Federal”.

No vídeo, que é de uma canal bolsonarista no YouTube, uma mulher aponta como “fonte da informação” uma matéria de um colunista de direita. Leia a mensagem que circula no vídeo e trechos da transcrição dele:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

VAZA: ESCRITORIO DE LULA ENCONTRADO DENTRO DO STF uma notícia urgente que você precisa de muita atenção e compartilhar também acaba de vazar uma matéria do jornalista Jr guzo contando detalhes sobre o escritório de advocacia de Lula dentro do Supremo Tribunal Federal como Lula agiu no STF e a decisão bomba que acaba de cair e trazer luz a muitas ações dos últimos meses e porque não dizer anos dentro da suprema corte tudo isso você vai acompanhar aqui agora no nosso canal por isso compartilhe a informação é gravíssima e você precisa levar essa notícia por todo o Brasil vamos entender

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Vazou a informação de que foi encontrado um escritório de Lula dentro do STF? 2) O que o vídeo e o artigo de opinião falam sobre “escritório do Lula no STF”? 3) É possível dizer que as decisões do Supremo são um escândalo?

Vazou a informação de que foi encontrado um escritório de Lula dentro do STF?

Não vazou. Na realidade, o próprio vídeo (que não passa de um conteúdo caça-cliques) não revela nenhuma “bomba” sobre ter vazado a informação de que Lula tem um escritório dentro do STF. Mais uma vez, se trata de um título bombástico com um conteúdo que não o contempla.

O que o vídeo e o artigo de opinião falam sobre “escritório do Lula no STF”?

O vídeo simplesmente pede diversas vezes um monte de likes, lança adjetivos contra Lula e cita um artigo opinativo de um jornalista sobre decisões do STF favoráveis a Lula. Não é apresentada nenhuma prova de que “vazou” um escritório do presidente no Supremo.

O artigo de opinião, por sua vez, fala em sentido figurado que há um escritório porque o Supremo teria decidido favoravelmente a Lula algumas vezes. Também não é dito que há um escritório físico de Lula no local.

É possível dizer que as decisões do Supremo são um escândalo?

É possível (afinal, vivemos, felizmente, em uma democracia em que cada um pode dar a sua opinião). Porém, ser possível falar não significa que haja um “escândalo” nas decisões do STF. É importante citar que no Supremo também há ministros com viés mais conservador e que também atendem a decisões mais “à direita”.

Mais do que isso: nenhuma decisão de ministro do STF é “tirada do nada”. Como aponta a divisão dos poderes no Brasil, o judiciário não “cria leis”. Apenas cumpre o que está na Constituição. No caso em questão, que pode ser visto com detalhes aqui, trata-se de uma decisão baseada nas regras para delações premiadas e revelações da Operação Spoofing, da Polícia Federal.

Conclusão

Fake news ❌

Voltando ao cerne da questão, é falso que tenha sido descoberto um escritório de advocacia de Lula dentro do STF. O vídeo que está circulando como “um bomba” não passa de uma reprodução distorcida de um artigo de opinião.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)