Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo de ensaio da posse de Bolsonaro mostra soldados fazendo Bandeira do Brasil #boato

Vídeo de ensaio da posse de Bolsonaro mostra soldados fazendo Bandeira do Brasil #boato

Boato – Vídeo mostra soldados do Exército ensaiando para a posse de Jair Bolsonaro. Na homenagem, eles vão formar a bandeira do Brasil.

O ano de 2019 vai começar mais agitado do que os outros, com certeza. Já no dia 1º de janeiro será empossado o novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Será um dia memorável, não só pela data da posse, mas pelo conturbado e divisor processo eleitoral que nós presenciamos durante 2018. Resumindo, vai ter gente batendo palmas em pé e outros vaiando a posse.

Independentemente das opiniões a respeito do presidente eleito, o fato é que os preparativos para a cerimônia de posse já estão acontecendo e, segundo um vídeo compartilhado no Facebook e no Youtube, caberá ao Exército fazer uma homenagem especial para Bolsonaro. As imagens mostram um batalhão ensaiando a formação da bandeira do Brasil. Confira o vídeo e das mensagens que acompanham as imagens:

Versão 1: Militares treinam performance para o dia do posse de Bolsonaro. Esse vídeo merece ser compartilhado! Versão 2: Ensaio para a Posse de Bolsonaro como Presidente do Brasil em 1º de Janeiro de 2019.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Vídeo de ensaio da posse de Bolsonaro mostra soldados fazendo Bandeira do Brasil?

Nas publicações em que o vídeo foi compartilhado os comentários são, em sua maioria, de orgulho e emoção sobre a homenagem do Exército para Bolsonaro. Muita gente se diz até ansiosa pelo momento da performance. Mas será que o vídeo realmente mostra o ensaio da posse do Bolsonaro? A resposta é não. Agora vamos explicar os detalhes.

Só de olharmos o vídeo já ficamos desconfiados porque, recentemente, a internet tem sido bombardeada com histórias de “homenagens a Bolsonaro”. Histórias geralmente falsas. Um detalhe no vídeo também nos chamou atenção: a bandeira ao fundo nas cores azul, amarela e vermelha. Se fosse algo realmente relacionado à Presidência da República, a bandeira não deveria ser verde e amarela? Além disso, aparecem muitos celulares, palmas e ovação no vídeo, o que é muito estranho para apenas um ensaio.

Foi então que nas nossas buscas, um comentário em uma das versões do vídeo ajudou a matar de vez a charada. O comentário: “PMMG Orgulho em fazer parte dessa gloriosa instituição! Essa minha formatura foi top!”. Quando buscamos o significado da sigla PMMG ficou claro como água.

O vídeo não é de um ensaio do Exército brasileiro, mas sim da formatura da turma de soldados da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A PM mineira costuma fazer apresentações desse tipo, no vídeo abaixo, por exemplo, é possível ver o momento da formação da bandeira em 1h41min. Confira:

Portanto, o vídeo que supostamente mostra o ensaio do posse e soldados fazendo a bandeira do Brasil é falso. Na verdade, as imagens são verdadeiras, mas o contexto do vídeo foi inventado, pois trata-se da formatura da PM de Minas Gerais e não do Exército ensaiando para a posse. Esse tipo de distorção também é #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.