Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que enchentes no Rio Grande do Sul tenham sido causadas por abertura de comportas de três barragens

É falso que enchentes no Rio Grande do Sul tenham sido causadas por abertura de comportas de três barragens

Enchentes no RS foram causadas pela abertura de três comportas de barragens pelo governo do PT, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A causa das enchentes no Rio Grande do Sul em 2024 foi a abertura de comportas de três barragens por parte do governo do PT.

Análise

Já falamos mais de uma vez que a situação das enchentes no Rio Grande do Sul está gerando o retorno de fake news antigas, mais exatamente das enchentes que ocorreram em setembro do ano passado.

Uma das histórias aponta para uma denúncia gravíssima: a de que as enchentes, na realidade, foram causadas pela abertura das comportas de três barragens do estado por parte do governo do PT. Na versão que vimos, a história é acompanhada de um vídeo do jornalista Alexandre Garcia. Leia:

Vídeo: é falso que a Anvisa esteja barrando entrada de remédios no RS

Versão 1: QUEM ABRIRAM 3 COMPORTAS DAS REPRESAS AO MESMO TEMPO NO RS ???? Versão 2: A TRAGÉDIA NO RS NÃO FOI SÓ CAUSAS DA NATUREZA 3 REPREZAS ABRIRAM AS COMPORTAS AO MESMO TEMPO GARCIA Não se deixem enganar, faram de tudo pra implantação da agenda climática. Pois querem substituir humanos por máquinas NOTICIA ENTRETENIMENT Autoridades querem entender como as águas subiram tão depressa em um único dia e alcançaram níveis nunca antes vistos

Checagem

O Boatos.org desmentiu esta mesma história em setembro do ano passado. Como se faz necessário, vamos revisitar o assunto respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que as enchentes de 2024 foram causadas pela abertura de três comportas de barragens no Rio Grande do Sul? 2) O que falamos sobre a história das comportas de três barragens abertas em 2023? 3) O que causou as enchentes no Rio Grande do Sul em 2024?

É verdade que as enchentes de 2024 foram causadas pela abertura de três comportas de barragens no Rio Grande do Sul?

Não. O primeiro e principal ponto está na origem das denúncias. Essa história circulou em setembro de 2023 e nada tem a ver com o contexto atual das enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, a história se mostrou falsa já na época. No próximo tópico vamos relembrar o que o Boatos.org escreveu sobre o assunto em 2023.

O que falamos sobre a história das comportas de três barragens abertas em 2023?

A teoria começou a se espalhar na internet sem nenhum embasamento, apenas na base do achismo. E obviamente, ela não procede. Em meio à confusão, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente emitiu um comunicado desmentindo a história. De acordo com a nota, todas as barragens foram monitoradas durante as chuvas torrenciais que atingiram a região.

De acordo com a SEMA do Rio Grande do Sul, as barragens não tiveram influência nas enchentes. Ainda segundo o comunicado, uma das três barragens acusadas não possui comportas e as outras duas que possuem o dispositivo são pequenas e não são capazes de controlar um enome fluxo de água. Além disso, as autoridades explicam que as pequenas barragens sequer possuem capacidade de armazenamento e no dia em que a enchente ocorreu, a água passou por cima das barragens, por conta do volume atípico. […]

Só o fato do mecanismo não existir em uma das barragens e, nas outras duas, ele ser pequeno, sem chances de causar a eliminação de um grande fluxo de água, a história já cai por terra. Além disso, não existem evidências de que a enchente tenha sido ocasionada por ação humana. A única teoria que alimenta essa possibilidade é a história de hoje que, como já vimos, não tem grande sustentação. […]

O que causou as enchentes no Rio Grande do Sul em 2024?

Assim como em 2023 (só que com uma magnitude ainda maior), as enchentes no Rio Grande do Sul foram causadas pelo volume fora do comum de chuvas no estado. Até o dia 10 de maio, o estado teve nada menos do que 600mm no mês. Para se ter uma ideia, a média anual de chuvas no estado varia de 1200mm a 1600mm. Infelizmente, a volta das chuvas (no momento em que estamos produzindo este conteúdo) tende a piorar ainda mais a situação.

Não há nada sobre abertura de comportas, um plano dos poderosos do mundo em alagar o Rio Grande do Sul ou mesmo uso de “armas climáticas” nas enchentes do estado.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que as enchentes no Rio Grande do Sul tenham sido causadas por conta de uma abertura de comportas de barragens. O vídeo que está circulando na internet não passa de um boato (que se mostrou falso) durante as enchentes no estado em 2023.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).