Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Emissoras de TV (como a Globo) mandaram matar Bolsonaro e bancam defesa de Adélio #boato

Emissoras de TV (como a Globo) mandaram matar Bolsonaro e bancam defesa de Adélio #boato

Boato – Honorários de advogado de Adélio está sendo pago por emissoras de TV (como a Globo). Foram elas que mandaram matar Bolsonaro. 

A tentativa de homicídio contra o presidente Jair Bolsonaro durante sua campanha eleitoral, em 2018, ainda tem gerado muitas dúvidas. O crime, que ocorreu em Juiz de Fora (MG), foi cometido por Adélio Bispo (que acertou um golpe de faca na região abdominal do então candidato à Presidência da República).

Após a prisão de Adélio, muitas questões ainda permanecem sem resposta. Os responsáveis pelo pagamento dos advogados do acusado ainda é um mistério para muitos curiosos.

E publicações nas redes sociais afirmam que quem está por trás da defesa de Adélio Bispo teria interesse em esconder o mandante do crime. Com base em uma entrevista do advogado de Adélio, as mensagens indicam que emissoras de TV (como a Globo) estariam pagando os advogados do acusado, porque mandaram matar Bolsonaro. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “QUEM MANDOU MATAR O BOLSONARO? Advogado de ADÉLIO BISPO diz pra repórter que uma emissora de televisão é que está custeando a defesa do facínora!… Qual delas tem tanto motivo pra isso?.. Seria a maligna??.. G. LIXO”. Versão 2: “URGENTE! GLOBO MANDOU MATAR BOLSONARO? Advogado de Adélio confessa receber dinheiro de emissoras de TV!”. Versão 3: “GLOBO MANDOU MAT4R BOLSONAR0? Advogado de Adélio confessa receber dinheiro de emissoras de TV! Ferreira fala sobre vídeo onde advogado de Adélio Bispo confessa que recebeu dinheiro de emissoras de TV. Fonte: Terça Livre”.

Emissoras de TV (como a Globo) mandaram matar Bolsonaro e bancaram defesa de Adélio?

A teoria da conspiração ganhou diversos adeptos e o número de compartilhamentos multiplicou rapidamente. A história, claro, viralizou. Entretanto, será que essa história de que emissoras de TV estariam pagando a defesa de Adélio Bispo, porque mandaram matar Bolsonaro é verdadeira? Bem, o caso não é bem assim e a teoria da conspiração é, no mínimo, questionável!

Vamos aos fatos! A entrevista concedida por um dos advogados de Adélio Bispo (vídeo no qual toda a história de hoje é baseada) teve uma grande repercussão. Como dissemos anteriormente, de fato, muita coisa relacionada ao financiamento da defesa de Adélio ainda é um mistério. Porém, seria leviano afirmar que a Globo (ou outras emissoras de TV) mandaram matar Bolsonaro.

Para a análise desta história, tivemos acesso à reportagem concedida pelo advogado de Adélio Bispo na íntegra. Ao ver as imagens, é possível observar que já no início do vídeo, o advogado Zanone Júnior fala em tom de deboche que “Deus mandou matar” Bolsonaro. Em seguida, ele afirma que apenas uma pessoa pagou R$5 mil referentes ao honorários. E, por fim, ele finaliza a entrevista afirmando que os advogados envolvidos na defesa estão bancando, por conta própria, todo o processo (mas, em alguns casos, algumas emissoras de TV também ajudam a pagar).

Porém, em nenhum momento, Zanone Júnior diz que emissoras de TV contrataram seus serviços. E tampouco cita o nome da Rede Globo. Quando o advogado afirma que “todas as despesas foram bancadas por algumas emissoras de televisão”, ele se refere à viagens, alimentação etc. Não ao pagamento do processo em si. Tanto é que Zanone Júnior fala sobre isso somente após a mulher que o entrevista questionar sobre o pagamento do avião utilizado pelos advogados e outros gastos.

Após a repercussão negativa do caso, o próprio advogado Zanone Júnior foi à mídia para explicar sua declaração e esclarecer os fatos. De acordo com o advogado, as emissoras de TV citadas na entrevista não pagaram nenhum honorário referente ao processo. “As emissoras de TV, rádio e até veículos de imprensa me convidam para dar entrevistas. Pagam passagem, hotel, jantar. Eu falei em despesas, custas, não honorários”, disse ele na explicação.

Em resumo: a afirmação que diz que emissoras de TV (como a Globo) mandaram matar Bolsonaro, no momento, é bastante leviana. O assunto é delicado, porém, com base nas provas que existem até agora, com o andamento do caso e com os esclarecimentos do advogado Zanone Júnior, não é possível afirmar que emissoras de TV estão pagando honorários aos advogados e tampouco mandaram matar Bolsonaro. Ou seja, ainda é muito cedo para fazer qualquer tipo de afirmação. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.