Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Emílio Odebrecht diz que não ganhou um centavo na época da Ditadura #boato

Emílio Odebrecht diz que não ganhou um centavo na época da Ditadura #boato

Boato – Em delação no dia 13 de abril, Emílio Odebrecht conta que nunca ganhou um centavo durante o governo dos militares.

Cinquenta anos depois, o discurso pelo retorno dos militares ao poder se espalha pelas redes sociais. Não são poucas as páginas e sites que defendem uma intervenção militar. Desde os protestos contra o governo Dilma, textos sobre a ditadura militar se espalharam feito pólvora na internet.

Aqui no Boatos.org já desmentimos histórias sobre intervenção militar, presidentes militares, comunicados do Exército para a nação e outros. Nos últimos dias, algumas dessas páginas simpáticas ao regime militar têm publicado a informação de que Emílio Odebrecht disse que não ganhou um centavo durante o governo dos militares. Leia o que diz a publicação:

ESPERAMOS 32 ANOS PARA FINALMENTE ESCUTAR E VER A VERDADE AFLORAR; DEDICO ESTE POSTE AOS HEROICOS MILITARES DE 1964. Nunca ganhei um centavo durante o governo dos militares, não havia como ganhar! Não havia brechas para propinas Dr… Certa vez foi propor a um major da cobal uma vantagem ele colocou um 38 em cima da mesa (risos).. Eu achei que iria morrer.. Eles eram assim Dr…. (risos) Emilio Odebrecht Delação 13/04

Emílio Odebrecht diz que não ganhou um centavo na época da Ditadura?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

É claro que a informação serviu para muitos desavisados “admirarem” a conduta dos militares. Peraí, peraí. Vamos com calma, porque a história não é bem assim. Veja o que encontramos.

O primeiro ponto e mais importante é que não existe nenhuma referência sobre esse trecho em nenhuma delação do Emílio Odebrecht. Na delação, Emílio Odebrecht conta como iniciou sua relação com Lula.

Durante o depoimento, a única menção ao regime militar acorre quando Odebrecht relata que acionou Golbery de Couto e Silva, idealizador do Serviço Nacional de Informações (SNI) durante a ditadura militar, para “ajudar nas questões em que era apertado para poder fechar um contrato em conjunto com os soviéticos em Angola”. Até aí, nada de centavos, certo?

Como já mencionamos, a página que compartilhou o boato pertence a um defensor da volta dos militares, o que é no mínimo suspeito. Mas não é só isso. O perfil já é famoso pelas páginas do Boatos.org, como na história da pensão da Marisa Letícia.

Para sacramentar: a história é tão falsa que a delação no dia 13/04, como informa a mensagem, nunca existiu. No vídeo, que você pode conferir aqui, é possível identificar a data da delação, que ocorreu no dia 13 de dezembro de 2016. Além disso, pela trajetória da Odebrecht, podemos concluir que eles ganharam muitos centavos na época da ditadura. Ok, não como nos últimos anos, mas ganharam.

Portanto, podemos afirmar que a história de que Emílio Odebrecht diz que não ganhou um centavo na época da Ditadura é falsa. Ou seja, tudo não passa de mais um boato inspirado em algo que existiu.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão do leitor Otto Neto e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.