Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo de cunho golpista que pede intervenção militar não foi feito pela Embraer

Vídeo de cunho golpista que pede intervenção militar não foi feito pela Embraer

Embraer fez filme “patriota” pedindo intervenção militar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Com coragem, a Embraer pediu em vídeo que os “patriotas” façam uma intervenção militar no Brasil. Filme é uma propaganda da empresa.

  Introdução

Estamos percebendo, agora em agosto de 2023, que o sentimento “golpista” (que tanto influenciou negativamente no final do ano passado) tem ganhado força na internet. Agora, estamos vendo uma mensagem que aponta que a Embraer teria insurgido contra o governo, gravado um vídeo criticando diversos números do país e incitado pessoas a realizarem uma intervenção militar. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Confira o desmentido em vídeo

Versão 1: Coragem da Embraer em fazer este filme.. Ponha coragem aí. Uma chamada de consciência geral…Compartilhar é um dever cívico Versão 2: Que vídeo SENSACIONAL!!! PARABÉNS EMBRAER Corajosa. Arrepiei . Assistam. ( Facebook está cortando todas as minhas publicações).

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Transcrição: Brasil. Os impostos mais caros do mundo. Os juros mais altos do mundo. Os pedágios mais caros do mundo. Os automóveis mais caros do mundo. O combustível mais caro do mundo. A energia mais cara do mundo. Os políticos mais caros do mundo. Os políticos mais corruptos do mundo. O país onde mais se mata policiais. Embraer, 3ª maior fabricante de jatos do mundo, atrás da Boeing e Airbus. Desemprego no Brasil é o 7º maior do mundo em um ranking com 51 países.

Não temos muito motivo para orgulho. Até quando vamos permitir que esses políticos continuem no poder? Até quando continuaremos nesta passividade? Porque esperar pelo futuro se não tomarmos de volta o nosso BRASIL. Que futuro nós desejamos para nossos filhos e netos? BASTA. O Brasil só pode contar com você! O que você pode fazer pelo Brasil? Todo poder emana do povo. Vamos resgatar o nosso poder. Vamos resgatar o Brasil. Junto seremos mais fortes. Embraer. Brasil.

  Análise

O conteúdo, que voltou a circular com força em redes sociais agora em agosto de 2023, tem as principais características de fake news na internet. Ele é vago, alarmista, tem erros de português e tem um pedido de compartilhamento. Felizmente, ele tem um elemento que nos facilitou a checagem (o que não é muito comum em boatos): a citação de uma fonte confiável.

Na checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: a primeira é se a Embraer é, de fato, a autora do vídeo que pede intervenção militar. A segunda é de onde surgiu o tal vídeo. A terceira é se as informações contidas no vídeo atribuído à Embraer são reais.

Checagem

Embraer é, de fato, a autora do vídeo que pede intervenção militar?

Não é. Na realidade, este vídeo circula na internet, no mínimo, desde 2017. O Boatos.org já desmentiu a mesma mentira em 2017, 2020 e 2021. Veja o que falamos a respeito do assunto em nossa última checagem:

Junte isso ao fato de que não há sequer um link do vídeo nos perfis oficiais da empresa e tampouco veiculação do vídeo em TV e já dá para perceber que a filmagem não é de uma propaganda da Embraer.

Onde surgiu o tal vídeo?

Também falamos na última mensagem. O que há no vídeo é uma mistura de imagens de divulgação da própria empresa e de seu fundador Ozires Silva. O texto foi retirado na internet. Uma parte foi vista em um blog de conteúdo golpista de 2014. Outra são palavras aleatórias que intervencionistas vivem usando.

As informações contidas no vídeo atribuído à Embraer são reais?

Não são. Nas outras checagens, já havíamos falado que o vídeo (além de ser ideologicamente errado), era recheado de informações erradas. Para começar, o Brasil não tem a maior carga tributária do mundo (esta página tem uma lista de 2018 apenas entre países da OCDE). Apesar dos juros altos, o Brasil não tem a maior taxa do mundo (no caso de juros nominais). Por conta da força da nossa moeda, é falso que tenhamos os pedágios, os combustíveis e os carros mais caros do mundo. Sobre a Embraer, também é falso que seja a terceira maior fabricante de jatos do mundo.

Conclusão

Fake news ❌

A mensagem que está viralizando agora em 2023 não foi feita pela Embraer, não tem informações corretas e é uma fake news que já circula há muito tempo na internet. Não acredite na mensagem e não acredite no discurso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm