Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Embaixada do Brasil nos EUA tem Lula Livre nas paredes e sala Marielle Franco #boato

Embaixada do Brasil nos EUA tem Lula Livre nas paredes e sala Marielle Franco #boato

Embaixada do Brasil nos EUA tem Lula Livre nas paredes e sala Marielle Franco, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Descobrimos o motivo para Eduardo Bolsonaro ser indicado como novo embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Embaixada em Washington tem Lula Livre nas paredes e sala Marielle Franco.

Agora é oficial! Depois de muita especulação, o Itamaraty confirmou que indicou o nome de Eduardo Bolsonaro (filho do presidente Jair Bolsonaro) para a embaixada do Brasil em Washington (EUA). É claro que a indicação, para lá de polêmica, é recheada de inúmeras fake news. Grande parte delas tentam “justificar” a indicação.

Na semana passada, desmentimos a história que apontava que o Instituto Rio Branco havia se “tornado esquerdista”. Desta vez, a “acusação” é contra a embaixada do Brasil e seus funcionários. De acordo com um texto, um “advogado” havia denunciado que o local se tornou “um reduto do PT”. Mais do que isso: o local teria paredes pintadas com Lula Livre e uma sala de reuniões de funcionários esquerdistas chamada Marielle Franco. Leia a mensagem que circula online:

VAMOS ESPARRAMAR Explicando na visão de um brasileiro que mora em EUA os motivos do Presidente Bolsonaro nomear Eduardo Bolsonaro como embaixador do Brasil em Washington. Tenho um amigo da minha família que mora em EUA, é advogado e mts vezes precisa ir na embaixada brasileira resolver assuntos de brasileiros como advogado e comentou que ali é um reduto do PT.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Os funcionários fazem reuniões e tem um espaço dedicado a Mariele Franco, onde tem suas reuniões. Ali detestam o presidente e tem nas paredes “Lula Livre”. A única pessoa que Bolsonaro pode confiar é seu filho Eduardo, pois o mesmo precisa fazer uma faxina naquele reduto e ninguém melhor que ele, pois terá acesso diretamente com o presidente. Seu filho irá como um faxineiro para acabar com este reduto petista.

Disse tbem que qdo tem manifestações aqui no Brasil contra Bolsonaro eles fazem tbem e tudo é articulado de dentro da embaixada, é dali que sai dinheiro para pagar a pelegada pra ficar ali com cartazes “Lula livre” e abrigam o pessoal do MST que vai do Brasil fazer manifestos. Entenderam agora o porque? É preciso confiar no presidente e entender os porquês e deixar de tanto mimimi.

Embaixada do Brasil nos EUA tem Lula Livre nas paredes e sala Marielle Franco?

Muito bom!!! Com uma descrição como essa, dá até para imaginar que a embaixada em Washington teria o visual semelhante a um DCE de um curso de humanas em uma universidade pública. Falamos “teria” porque é claro que a informação que circula online não procede. Vamos aos fatos.

A mensagem, por si só, já desmente a história. Primeiro, ela tem todas as principais características de boatos online: é vaga, alarmista, tem erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. É o pacote completo de uma “boa” fake news na internet.

Para além disso, a mensagem não tem muita lógica. Veja algumas imagens de dentro da embaixada de Washington e raciocine se há chance de existir alguma parede riscada com “Lula Livre”?

O mesmo podemos falar de uma sala “Marielle Franco”. Vale lembrar que o último embaixador, Sérgio Amaral, não é “filiado ao PT”. Além de ter sido embaixador no governo Temer, ele foi ministro durante o governo de FHC. Atualmente, o corpo diplomático da embaixada tem nomes como Nestor Foster Júnior, conhecido como “olavista”. Há alguma chance de deixarem uma sala “Marielle Franco” no local?

Vale dizer que, ao buscar sobre qualquer registro das acusações, nada encontramos além da tal “bomba” divulgada pelo tal advogado. Das duas, uma: ou o advogado apócrifo se “enganou” ou ele não existe.

Resumindo: a história que aponta que a embaixada do Brasil em Washington é esquerdista, tem uma sala em homenagem a Marielle Franco e as paredes riscadas com Lula Livre é falsa. Além de ela ter “brotado na internet”, não há lógica e tampouco qualquer prova de que o relato seja real.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.