Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Elon Musk tenha tirado foto com Bolsonaro em 1992

É falso que Elon Musk tenha tirado foto com Bolsonaro em 1992

Elon Musk e Bolsonaro tiraram foto em 1992 Academia das Agulhas Negras, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Elon Musk e Jair Bolsonaro tiraram uma foto em 1992 quando o milionário visitou a Academia das Agulhas Negras.

Análise

Só agora, depois de dias intensos, que a desinformação que cita o nome de Elon Musk tem dado um tempo na internet. O que restou é só um “chorume”. É justamente o caso da história de hoje.

Uma suposta imagem de Elon Musk com ninguém menos do que o ex-presidente Jair Bolsonaro está circulando na internet como se fosse de um encontro entre os dois na Academia das Agulhas Negras em 1992. Leia a mensagem que circula com a imagem:

O ano era 1992: Elon Musk na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende RJ. O futuro bilionário pediu para tirar uma foto com seu ídolo: o então paraquedista do Exército Brasileiro Jair Messias Bolsonaro. O resto é história… Impossível não se emocionar 

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Checagem

A foto circulou muito, principalmente entre bolsonaristas. Porém, a história que a acompanha é falsa. E nós vamos fazer a checagem do conteúdo, respondendo às seguintes perguntas: 1) Foto que mostra Elon Musk e Bolsonaro em 1992 é real? 2) A montagem que mostra Bolsonaro foi feita em cima de qual imagem do bilionário? 3) Elon Musk já esteve na Academia das Agulhas Negras?

Foto que mostra Elon Musk e Bolsonaro em 1992 é real?

Não. De cara, é possível ver que o enredo não se encaixa muito. Primeiro, em 1992 Bolsonaro não tinha a aparência similar a da imagem. Segundo: ele não faz mais parte do Exército.

Além disso, nota-se que a foto é uma montagem (bem tosca). Ao buscar pela imagem, descobrimos que Bolsonaro não está nela. Elon Musk, sim.

A montagem que mostra Bolsonaro foi feita em cima de qual imagem do bilionário?

A foto em questão foi tirada na África do Sul em 1988. Na época, Elon Musk tinha 17 anos e seu irmão Kimbal tinha 16 anos. Não tem nada a ver com Bolsonaro.

Elon Musk já esteve na Academia das Agulhas Negras?

Aparentemente, não. Não há qualquer registro de visita de Elon Musk a Aman e também não haveria muito motivo para isso. Muito provavelmente, o bilionário nem sabe o que é Academia das Agulhas Negras (e nem tem obrigação de saber).

Conclusão

Fake news ❌

A história é boba, mas estamos aqui para desmentir. É falso que Elon Musk e Bolsonaro tenham posado para uma foto em 1992. A imagem é uma montagem e o enredo citado não se encaixa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).